Como ter um time de Marketing de Vendas?
Publicado em por Raíza Terra como Aquisição

Para ter um time de Marketing de Vendas, o famoso "Smarketing" é preciso mudar o mindset da sua equipe que deve deixar de lado as métricas de vaidade e  priorizar ações com maior potencial de geração de receita.

  • O que você deve esperar desse post?

Dicas práticas de Growth com foco em Marketing de Vendas. Conteúdo objetivo, nada teórico, direto ao ponto. Foi otimizado para profissionais loucos para colocar a mão na massa! :)

  • Público de interesse: 

    Gerentes de Marketing e Vendas

  • Tempo de leitura:

    1 minuto

  • Tempo de implementação

    Depende da maturidade do seu negócio

O principal ponto é alinhamento entre Marketing e Vendas, e para isso é preciso estabelecer metas que estejam em sinergia em entre as duas áreas, pois para chegar aos KPIS de Marketing deve-se olhar primeiro para Vendas.

1) Escolha o modelo do seu funil de Marketing e Vendas de acordo com seu negócio.  

Se sua venda for low-touch você pode seguir com o clássico ( Visitantes / Leads / Oportunidades / Vendas).  Se sua venda for high-touch a melhor opção seria aquele que considera a participação de um SDR ou pré-vendas. (Visitantes / Leads/ MQLs / SALs/ SQLs/ Vendas)

2) Projete as metas mensais de Vendas com base nos objetivos do negócio.

3) Defina quantos % seu Marketing deve participar ativamente na geração de receita do seu negócio.

4) Estime as taxas de conversão entre as etapas do funil. Uma referência interessante que utilizamos na Growth Office:

Marketing-de-Vendas Marketing-de-Vendas

5) Estabeleça dois tipos de metas para Marketing: Geração de MQLs (Marketing Qualified Lead) ou Oportunidades, de acordo com modelo do seu negócio e metas de Vendas com origem direta de marketing.

6) Faça reuniões semanais de alinhamento entre Marketing e Vendas. Acompanhe o volume e qualidade das oportunidades de vendas geradas.  

É importante estabelecer um tempo máximo para atendimento desses contatos, e se o for o caso, avaliar se o time de SDR ou pré-vendas está conseguindo dar vazão às oportunidades geradas.

7) Analise o que está dando certo e errado. Documente tudo! E repita o que está gerando resultados.

Mãos na massa!

 

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