O que é Growth Marketing?
Publicado em por Raíza Terra como Ativação

Existem dois indicadores que são os mais importantes para qualquer negócio: o quão rápido você cresce e o quanto consegue expandir.

Seja uma startup testando seu MVP ou uma grande corporação investindo milhares de reais em marketing, se você não prosperar, e depressa, pode morrer no caminho para o sucesso.

Sabendo disso, os profissionais da área precisaram se reinventar. Uma postura mais analítica do que criativa foi adotada, e estratégias mais científicas do que intuitivas (testes de erro/sucesso e avaliações) apareceram.

A publicidade em formato de banners em websites deu lugar a campanhas de Adwords, estratégias de SEO (on/off-page) e à busca incessante por resultados como geração de tração e aumento em engajamento, alcance e crescimento.

Com toda essa ruptura no mercado e no jeito de fazer negócios digitais, um novo tipo de marketing surgiu: o growth marketing (que não pode ser confundido com growth hacking – explicaremos mais sobre isso à frente).

Se você está procurando uma nova maneira de acelerar o crescimento de sua empresa e se interessa em:

  • entender quais são as melhores táticas de desenvolvimento, seus riscos e potenciais;
  • descobrir como a análise de dados pode mudar a estrutura de seu negócio;
  • aplicar o growth marketing na prática e expandir mais rapidamente...

Então, esse post é para você!

Aqui, falaremos sobre como crescer com o growth marketing não é apenas uma possibilidade distante, mas uma tática escalável, e que, muitas vezes, pode começar a ser utilizada agora mesmo.

 

Growth marketing: a verdade é que crescer nunca é demais!

 

Dificilmente você verá um CEO (seja da geração Y ou dos baby boomers) reclamando do amadurecimento acelerado de sua organização. Sejamos francos: crescer nunca é demais.

O que o growth marketing (cuja tradução é, justamente, marketing de crescimento) se propõe a fazer é olhar para todas essas possibilidades de evolução e montar uma estratégia com 100% de foco nelas.

Essa tática é construída usando:

  1. SEO (Search Engine Optimization);
  2. anúncios e propagandas segmentadas (Adwords, Facebook Ads, etc);
  3. redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram, etc);
  4. Inbound Marketing (funil, marketing de conteúdo, etc).

Quando executadas corretamente, estratégias utilizando uma ou mais dessas técnicas podem potencializar (e muito) os resultados de sua empresa.

Por exemplo: suponhamos que o objetivo inicial de uma startup de tecnologia financeira seja tornar-se conhecida como especialista na área de Finanças e Contabilidade.

O setor de growth marketing pode começar criando conteúdos em vídeo (Inbound Marketing), focando na disseminação de informação de qualidade, sempre associada à marca.

Além de produzir materiais incríveis, ele também otimiza suas palavras-chave para ranquearem melhor no Google (SEO).

No seu planejamento de conteúdo, para conteúdos de topo e meio de funil, a equipe utilizaria o Facebook ads, e para fundo de funil, onde o seu prospect já conhece melhor o seu produto, o Google Adwords.

Assim, o material conquista um bom alcance, viraliza e cria engajamento, atingindo todas as etapas do funil, e diversos tipos de prospects.

Conclusão: a startup começa a fazer barulho no mercado financeiro e já cativa uma boa base de fãs.

Parece uma estratégia fácil, certo? Pois não é.

Por mais escalável que o crescimento de uma organização possa ser, só é possível montar um plano de growth marketing com extremo conhecimento técnico, poder analítico, criatividade e entendimento de diversas plataformas.

Ainda no mesmo exemplo, para que se obtenha êxito na estratégia, o setor/profissional de growth marketing precisaria compreender bem as diversas etapas do funil (desde aquisição, ativação até a retenção do cliente.

Ele precisaria ter um amplo conhecimento de Inbound marketing, sabendo segmentar seu público-alvo, gerir seu planejamento de conteúdo, redes sociais e SEO.

Além de todas essas técnicas, ele ainda precisaria entender sobre Outbound marketing, e como integrar todas essas estratégias, em uma de crescimento escalável.

Por isso, é sempre bom ressaltar que é necessário alguém, ou uma agência, que seja qualificado para o trabalho. Afinal, não existem saídas fáceis e rápidas.

Ou será que sim?

 

Growth hacking x growth marketing: entenda a diferença

 

Muita confusão é feita com esses dois termos. Apesar de ambos se basearem em ver e gerar crescimento de modo escalável, o growth marketing se difere do hacking em alguns sentidos.

Enquanto o growth marketing se apresenta como uma estratégia de expansão que demanda tempo e esforço, o growth hacking engloba mais pequenos ajustes e brechas (chamados de hacks) que podem dar um boost nos canais de comunicação e atração. É importante ressaltar que esses “hacks” não se aplicam apenas no setor de marketing, se expandido para outros setores adjacentes tão importantes quanto ele.

É isso que torna o growth hacking tão inovador. Ele não se propõe a mexer com a estratégia de vendas, e sim a inovar todo o processo de negócio, extraindo os melhores resultados.

O interessante do Marketing, hoje em dia, é que é possível unir diversas táticas. Então, se você tiver curiosidade de descobrir mais sobre growth hacking e como ele pode ajudar, talvez ele possa ser integrado ao seu plano de growth marketing!

Nosso conselho é que você inicie pelo growth marketing, que é uma estratégia com muitas oportunidades e que suporta startups de todos os segmentos, tamanhos e portes.

 

 

#DICA: o primeiro passo para o growth marketing na prática

 

Se você já se encantou e, agora, quer dar o primeiro passo rumo a um crescimento de tráfego, alcance, engajamento, conversão e outras métricas importantes para seu processo de negócio, basta começar analisando seus canais de aquisição.

Tudo se inicia aí. É por meio deles que você adquire tráfego para seu website, fãs nas redes sociais e leads para as estratégias de vendas.

Avalie friamente quais canais têm sido usados, separe-os por objetivos e veja quais investimentos mensais têm sido feitos para cada um deles.

Defina uma métrica essencial para sua empresa (geração de leads, MQLs, etc) e mensure qual dos meios tem entregado o melhor resultado.

Com isso em mãos, você pode optar por redistribuir seus investimentos em marketing, priorizando o que proporciona mais crescimento para a sua startup.

Mas lembre-se: baseie-se sempre em dados e análise. Growth marketing não é achismo, é uma junção de informações + avaliação + ação.

 

E aí, vamos crescer?

 

O oceano de oportunidades digitais só aumenta a cada momento. Saber utilizar as táticas e tecnologias corretas pode te ajudar a chegar mais rapidamente às suas metas. Por isso, dê preferência a profissionais qualificados, com um sólido background na área.

Não coloque a saúde financeira de seu negócio em risco, escolha caminhos de crescimento seguro, guiados por quem entende o que faz.

Caso queira saber mais sobre outras técnicas de expansão como o growth marketing, agende uma conversa com especialista.