A primeira posição nas buscas do Google é o lugar desejado por todas as empresas que estão no meio digital. Isso é possível quando dedicando atenção ao conteúdo e adotando táticas para melhorar o SEO do seu site.
O principal benefício é a geração de tráfego orgânico e qualificado, isto é, de potenciais clientes em busca de produtos ou serviços específicos.
Apesar das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) serem amplamente divulgadas, poucas empresas e profissionais sabem, realmente, como aperfeiçoar seus sites para os bots do Google rastrearem melhor seu conteúdo.
Nesse post, falaremos sobre a importância das táticas para melhorar o SEO de um site e como utilizá-las para alcançar o sucesso nos negócios. Para isso, mostraremos sete estratégias para uma empresa alcançar um ótimo ranqueamento e gerar resultados de verdade!
O Google é simplesmente o maior buscador de informações no mundo.
Estar no primeiro lugar de uma SERP (search engine results page) e ser referência em qualquer palavra-chave é uma conquista e um desafio enorme. Não é toda empresa com um blog que consegue esse feito.
Por isso, antes de entrarmos nas dicas, devemos ressaltar que você precisará estudar o usuário do seu site e blog em detalhes para entender o que funciona ou não para ele. Não adianta construir uma ótima estrutura de UX (user experience) e um conteúdo e design pensados unicamente para agradar ao Google. O jogo não funciona assim.
O foco deve ser sempre no usuário (que se baseia na sua persona ideal). Como se trata do comportamento humano, deve-se considerar também que os interesses mudam. É importante estudar com frequência o perfil do cliente para quem o seu negócio quer vender.
Backlinks são links que direcionam relevância para o seu site. Eles são bem importantes para o ranqueamento e o ideal é que diversos sites apontem links para o seu endereço. No longo prazo, o Google perceberá a relevância do seu site em determinados assuntos.
Porém, é necessário que haja contexto de link para link. Pense, por exemplo, em um jogador de futebol amador que está buscando um grande time para se profissionalizar.
Agora, imagine que um empresário do futebol recomende o talento desse jogador para um grande clube, assegurando que ele é um goleador nato, que merece uma oportunidade.
Em qual critério esse empresário se baseou para dizer que se trata de um ótimo jogador? E, mais, quanto ele entende de futebol para fazer a indicação?
Agora, vamos supor que o mesmo jogador receba uma indicação de Pelé.
Sim, Pelé, o rei do futebol, resolveu indicar alguém para ascender ao futebol profissional.
A relevância e o peso dessa indicação contam mais do que de uma pessoa aleatória. Relevância é tudo. Contexto é tudo. Não adianta apontar links aleatoriamente para o seu site. Isso não funcionará bem.
Da mesma forma que um bom link, com uma boa relevância pode acelerar sua ascensão ao topo do Google, um link sem relevância pode gerar problemas.
Por isso, é importante selecionar com sabedoria os links válidos para o seu site e os que não são.
Dessa forma, você terá mais controle do que o Google está monitorando como backlink e manterá um padrão de qualidade nesse aspecto.
Não adianta! Se você quer ser bem-visto pelo usuário, pelo Google e fazer o seu CTR (Click Through Rate) aumentar consideravelmente, é necessário ficar com os dois olhos ligados no conteúdo publicado no seu site.
Acredite: você pode ter o melhor e mais rápido site, oferecer uma experiência sem igual ao usuário e um design incrível, mas sem conteúdo, nada disso adianta. Afinal, para que serve uma estrutura perfeita, se o que realmente importa não existe?
Use uma linguagem que comunique com a sua persona. Uma estrutura textual básica, com parágrafos mais curtos, facilitando a leitura do usuário e o rastreamento de informações pelo Google.
A dica aqui é fazer seu conteúdo ser prioridade na vida do usuário. Essa é uma das táticas para melhorar o SEO do seu site mais fáceis de ser implementada e mantida!
Todos amamos vídeos, certo? O Google também! Essa tática varia de produto para produto, de serviço para serviço e de empresa para empresa, mas usar vídeos na estratégia de conteúdo costuma ser uma escolha interessante para aumentar os acessos e a visibilidade de um site.
Apesar do Youtube ser do próprio Google, o formato não influencia diretamente no ranqueamento dos sites. Por isso, se você produz textos, não fique assustado, não é necessário migrar tudo para vídeos. Mescle textos com vídeos, assim você torna a experiência do usuário mais rica e agrada todos os gostos.
O importante nesse contexto é perceber o que o seu usuário busca hoje em dia.
Atualmente, em torno de 1.5 bilhões de usuários estão ativos no Youtube, o que demonstra o poder do vídeo em termos de conteúdo e formato de comunicação.
E, como conteúdo é rei, você pode utilizar vídeos para engajar mais com o seu usuário e fazê-lo passar mais tempo no seu site. Essa medida pode resultar em um importante fator de ranqueamento: cliques + tempo de visita no site.
A dica, então, é optar por vídeos sempre que possível.
Um dos fatores de ranqueamento mais importantes, hoje em dia, é a velocidade de carregamento do seu site.
Esse fator se tornou essencial, pois o Google entende que quanto mais rápido o usuário chegar à informação, melhor. E é claro que a velocidade de carregamento do site influencia nesse aspecto.
O Google prioriza sites com um carregamento estável e rápido, tanto para a versão mobile, quanto para desktop.
Caso você esteja na dúvida da velocidade atual do seu site, é possível utilizar uma forma inteligente de chegar a esse número utilizando o Google Pagespeed Insights.
Essa ferramenta qualifica de 1 a 100 a velocidade dos sites, em mobile e desktop, além de apontar tudo que precisa ser otimizado, desde imagens até o próprio código utilizado no website.
Claro que você não precisa gabaritar e chegar a uma velocidade 100, porém, é interessante
manter o número acima de 85. Essa será uma ótima tática para melhorar o SEO no seu site.
Essa também é uma dica que passa despercebida pela maioria dos profissionais: a otimização constante do seu site. E isso, na verdade, é bem simples: visite os conteúdos antigos e agregue informações neles. Complete seus textos com novas ideias, notícias e informações que continuem agregando valor ao usuário.
Dê um “banho de loja” naquelas páginas que estão gerando mais acessos ao seu site, explore novos CTAs (Call-to-Actions) e aproveite o tráfego que você já tem. Mas é claro, antes de qualquer mudança, documente os resultados antes dos ajustes para não perder o histórico.
Determine o período do teste e mensure os resultados após as implementações. Assim, você cria uma cultura de melhoria contínua, com clareza do que funciona e do que não funciona, aumentando a assertividade das suas ações de marketing digital.
Quando se trata de SEO, a sua empresa precisa estar a frente de todos os concorrentes. Não se pode almejar menos do que o topo da primeira página nos buscadores do Google.
Analisar a concorrência é parte essencial das táticas para melhorar o SEO e uma tarefa que deve ser realizada com frequência.
É importante entender o que as outras empresas estão fazendo, os conteúdos que estão postando, por quais redes sociais estão trabalhando e como elas complementam suas estratégias de SEO.
Além de trazer um parâmetro de como o mercado está se portando, essa prática mostrará o interesses e do seu consumidor e o que motiva o engajamento dele. Com isso, é possível produzir conteúdos cada vez mais relevantes para sua persona ideal e adotar as técnicas corretas para estar na frente da concorrência nos mecanismos de buscas.
As palavras-chaves são códigos que os usuários da internet usam para dizer ao Google o que precisam e em que página precisam chegar. Esses “códigos” são baseados em necessidades e elas mudam constantemente, afinal, os usuários são humanos.
Por isso, é sempre necessário analisar o que o seu consumidor realmente quer e como ele se constrói como persona.
Entenda suas dores, dificuldades e como o seu produto ou serviço pode ajudar a resolver os problemas e demandas do dia a dia das pessoas.
Quando o seu consumidor começar a mudar as palavras-chaves que utiliza nos mecanismos de buscas, você estará acompanhando essa tendência e, com isso, já terá implementado uma nova estratégia para mantê-lo em seu funil de marketing e vendas.
Isso é possível porque sua empresa adaptará suas ações de marketing digital de acordo com a mudança do comportamento do consumidor e passará a entendê-lo melhor, aumentando as chances de conversão e sucesso do seu negócio de uma forma geral.
Gostou da leitura? Veja também o artigo “Palavras-chaves:como sair do óbvio e gerar mais visitas no seu site” e melhore o tráfego nas páginas da sua empresa.