Algoritmo do Facebook: tudo que você precisa saber
Publicado em por Shaiene Barbosa como Aquisição

Qualquer gestor ou profissional de social media sabe da importância da maior rede social do mundo: o Facebook. A inserção de uma empresa nessa rede deixou de ser, há muito tempo, um nice-to-have, tornando-se uma necessidade para qualquer plano de comunicação e marketing dar certo. Eis a importância de entender o novo algoritmo do Facebook.

É simples: sem o Facebook, a comunicação do seu negócio não estará próxima do público na maior plataforma de comunicação do mundo. Quem trabalha com essa rede social deve sempre estar atento às mudanças de algoritmo do Facebook.

Na verdade, assim como o Google, essa rede social atualiza constantemente os seus algoritmos a fim de melhorar as interações do usuário, manter o fluxo de acesso sempre alto e atrair novos perfis.

Agora, para as marcas que trabalham e muitas vezes investem dezenas, centenas ou milhares de reais em anúncios, essa realidade tende a ser um pouco mais densa e requer muita atenção e planejamento.

O fato é que 2018 trouxe uma das alterações de algoritmo mais robusta do Facebook até agora.

Se você trabalha com redes sociais e quer entender como esse algoritmo afetará a sua empresa, ou até mesmo se preparar para mudar a sua estratégia de social, então esse post é perfeito para você.

Hoje, escrevemos sobre o que deve ocorrer com as principais mudanças do novo algoritmo do Facebook para as empresas e também como as marcas podem utilizar esse algoritmo para continuar com um bom posicionamento no Facebook. Siga a leitura!

 

As 3 mudanças principais no algoritmo do Facebook

 

A pontuação por sinais dentro do Facebook

 

Quando qualquer usuário acessa o seu Facebook, existem dezenas de milhares de postagens que ele pode visualizar em segundos no Feed de Notícias.

Para organizar todo esse conteúdo, a lógica do algoritmo do Facebook é a de organizá-lo por prioridade e afinidade, baseando-se no que ele acredita que o usuário tem mais chance de clicar, interagir e gostar.

O algoritmo novo vem mudando um pouco a forma como esse conteúdo é distribuído para os seus usuários.

Anteriormente, existia uma espécie de pontuação para ranquear quais conteúdos estavam disponíveis e os que tinham a maior quantidade de sinais gerais, como tempo médio gasto no conteúdo, quando foi postado e volume de engajamento.

Agora, serão priorizados os sinais que demonstram a ativação do usuário, como: shares, likes e comentários da publicação e compartilhamento via messenger.

Por isso, aconselhamos que você monte um conteúdo muito mais informativo do que comercial.

Apesar de ser uma dica que sempre foi dada para quem quer resultados reais no Facebook e não apenas as métricas da vaidade, agora, esse cuidado é mais importante para uma marca se manter firme no Facebook.

 

O tipo de interação ganhou mais relevância

 

Outro ponto super importante para quem quer continuar se posicionando bem, considerando o novo algoritmo do Facebook, é o tipo de interação. Anteriormente, se uma publicação de conteúdo tivesse qualquer tipo de interação, esse já era um fator que contribuía para aumentar o alcance do conteúdo no feed dos usuários.

Se um usuário simplesmente curtisse o seu post, ótimo, você se beneficiaria. Com a atualização do algoritmo no Facebook, esse tipo de ranqueamento por interação será mais criteriosa.

Para explicar melhor, podemos dividir em dois tipos de interação: ativa e passiva.

  • As passivas são interações bastante comuns, como: likes para qualquer tipo de post, assistir para posts em vídeos, ou posicionar o mouse em cima de vídeos;
  • As ativas são os comentários para qualquer tipo de posts, compartilhamento para qualquer tipo de posts ou reação para qualquer tipo de post.

Priorize sempre conteúdos que gerem interações ativas, ao invés de passivas. Com isso, o Facebook entenderá que o seu conteúdo é de primeira e irá priorizá-lo na frente de outros conteúdos.

 

Não saia compartilhando qualquer informação na sua página, a fonte importa!

 

Um dos maiores problemas que a era digital nos trouxe foi a disseminação das Fake News, notícias que se espalham, com informações distorcidas ou sem nenhum fundo de verdade.

Para evitar que isso continue acontecendo em sua rede social, Mark Zuckerberg lançou uma atualização no novo algoritmo do Facebook que verifica mais a fundo a veracidade e as fontes das informações divulgadas nos posts.

Antes de postar qualquer coisa na fanpage da sua empresa, verifique a fonte da informação de inúmeras formas. Uma informação falsa passada para os seus usuários, além de diminuir a credibilidade e não entregar valor nenhum para os seus usuários, pode significar uma penalidade para a sua marca nas redes sociais.

 

Informações locais também contarão mais fortemente!

 

Imagine que existem dois posts, de duas empresas diferentes, falando sobre o mesmo assunto em uma cidade específica, a cidade de São Paulo por exemplo. Uma marca é de Minas Gerais e a outra marca de São Paulo. O novo algoritmo do Facebook vai priorizar o conteúdo disseminado pelas marcas de uma cidade sobre esta cidade.

Sim, oficialmente a localização da página influencia no ranqueamento da informação repassada ao usuário. Com o novo algoritmo do Facebook, as postagens locais terão muito mais relevância do que as postagens de outras cidades e estados.

Isso foi feito porque a proposta principal do Facebook é garantir a interação e o compartilhamento de informações na comunidade local e esse tipo de mecanismo garante que uma fanpage de um lugar X trabalhe na geração de conteúdo sobre o lugar X de uma forma prioritária.

Para ajudá-lo com essa mudança no algoritmo do Facebook, sugerimos que sempre alinhe o seu conteúdo com eventos, novidades e conceitos que envolvam a sua cidade.

Isso garante que você chegará mais longe utilizando o novo algoritmo do Facebook o seu favor, além de fortalecer a relação e a interação com a sua comunidade!

 

E aí, pronto para utilizar o novo algoritmo do Facebook sem medo?

 

Se você acha que esse novo algoritmo pode ameaçar de qualquer forma a sua estratégia ou o seu investimento em redes sociais, pense bem!

Melhor, pense estrategicamente. O objetivo do Facebook é garantir informações de qualidade para os seus usuários, melhorando cada vez mais a sua experiência e tornando-a agradável e prática.

Se o seu conteúdo oferecer isso ao usuário, ótimo, nada acontecerá com a sua página! Lembre-se sempre: o foco deve estar na experiência do seu usuário.

Falando em conteúdo de qualidade para redes sociais, assista agora mesmo o programa Café com Teoria e aprenda tudo sobre SEO para Youtube.

Está com dificuldade em gerar leads qualificados pelo Facebook? Nós podemos te ajudar.

Descubra como dar um alavancar seus resultados.