Hoje, uma das melhores alternativas de comunicação com leads e clientes são os canais de relacionamento social, como o Facebook, por exemplo. E implementar o mindset de Growth Marketing para as redes sociais nas quais sua empresa está presente torna as ações mais assertivas, pois estará se baseando em dados e não em achismos.
O growth marketing abrange diversos aspectos do marketing digital, o que faz dessa estratégia multifuncional e ajuda empresas de diversos segmentos a crescer.
SEO, links patrocinados e redes sociais são apenas alguns dos “braços” do growth marketing e entender como eles podem amparar a estratégia de crescimento do seu negócio fará toda a diferença nos resultados.
Nesse post, falaremos sobre como o growth marketing para as redes sociais pode potencializar os seus esforços na internet e daremos 4 dicas de como utilizá-los. Siga a leitura!
No mundo dos negócios, uma regra serve para todos!
Tanto uma startup testando seu Minimum Viable Product (MVP), como uma grande corporação investindo milhares de reais em marketing devem prosperar - o quanto antes - para não ficar no meio do caminho.
Sabendo disso, os profissionais da área de Marketing precisaram se reinventar.
Uma postura mais analítica do que criativa foi adotada e estratégias mais científicas do que intuitivas (testes de erro/sucesso e avaliações) foram implementadas.
A publicidade em formato de banners em websites deu lugar a campanhas de Ads, estratégias de SEO (on/off-page) e à busca incessante por resultados, como atração, aumento do engajamento, alcance e crescimento.
Toda essa ruptura no mercado e no jeito de fazer negócios digitais originou o growth marketing, uma estrutura de marketing baseada em crescimento, indicadores e resultados específicos.
Um analista dessa área engaja todos os seus esforços na busca por resultados reais de crescimento para a sua empresa, como o aumento de 25% de vendas em produto específico ou a aquisição de dezenas de novos acessos diários para uma área do site.
Quem utiliza o growth marketing para as redes sociais tem à disposição um arsenal de táticas para gerar mais crescimento e de forma escalável.
Abaixo, veremos 4 dicas para estimular, agora mesmo, o crescimento nas redes sociais da sua empresa.
É sempre bom fazer uma revisão das informações publicadas nos posts da sua empresa.
Isso é bom não somente para garantir que a sua mensagem seja passada integralmente, como também para controlar alguns algoritmos das redes sociais.
O Facebook e o Linkedin, por exemplo, não consideram amigáveis posts com links nas suas descrições.
Pode parecer algo sem muita importância, porém, para os algoritmos do Facebook e Linkedin isso significa que um post com link pode tirar o usuário da sua rede mandando-o para outra página.
Logo, posts com links perdem relevância e aparecem menos.
Tente sempre evitar a utilização de links nos seus posts, tornando-os completos com as informações essenciais nas chamadas.
Ser preciso com as informações publicadas nas redes sociais é garantir que o conteúdo divulgado é, de fato, o que o seu público-alvo quer consumir.
Tenha especialistas de marketing responsáveis pela procura e desenvolvimento de conteúdos baseados em tendências do seu público-alvo, sempre procurando ouvi-los e entendendo o que funciona para eles.
Isso é fundamental no sucesso do growth marketing para as redes sociais.
Outra forma interessante de entender como o seu conteúdo performa é testá-lo.
Crie um ambiente de teste e utilize-o para diversos conteúdos, sempre mensurando qual teve o melhor desempenho na métrica que interessa ao seu negócio.
Você com certeza já sabe que os chatbots são uma tendência no atendimento de clientes via Facebook e Whatsapp, por exemplo.
Apesar de ser relativamente nova, essa tecnologia mostrou que veio para ficar e será responsável por uma nova era de SAC para as empresas.
Por isso, é interessante pensar em automatizar o seu atendimento por meio dos chatbots.
Eles não só agilizam o processo de comunicação da sua empresa, como garantem respostas completas e claras - quando configurados da forma correta.
A nossa dica é: use os chatbots para melhorar o atendimento aos seus potenciais clientes.
Entenda sobre suas configurações e comece, hoje mesmo, a testar qual bot pode funcionar na sua estratégia de growth marketing para as redes sociais.
Tenha o cuidado de não deixar o atendimento muito mecânico. Pessoas se relacionam com pessoa.
Aprenda a montar chatbots amigáveis com o usuário e que reforcem o posicionamento e a identidade do seu negócio.
Para gerar crescimento de forma exponencial nas redes sociais de um negócio, é fundamental fazer investimentos constantes visando esse resultado.
Como todo investimento também representa um custo, é muito importante que o seu mindset esteja correto na hora de escolher onde e como investir.
Para ter sucesso na sua estratégia de growth marketing para as redes sociais, é fundamental também analisar os resultados que deram certo e os que não foram muito bem no último mês, semana, ou no ciclo que a empresa estabeleceu.
Supondo, por exemplo, que a marca investiu R$ 1 mil em anúncios no formato de vídeo no Facebook, no mês de junho, com o objetivo de fazer a página crescer. Agora, imagine que obteve um crescimento de 5%.
No mês seguinte, a empresa continua investindo R$1.000, porém, foca em anúncios estáticos e a taxa de crescimento chega a 12%.
Analisando friamente esse exemplo, o formato de conteúdo que funciona melhor para o seu público-alvo é o de anúncios estáticos!
Esse tipo de análise traz foco e convicção para os próximos investimentos em mídias.
Pode parecer um exemplo simples, porém, analisar constantemente o que deu certo e o que deu errado é um mindset de crescimento necessário para agir nas redes sociais.
Dessa forma, desperdícios são evitados e os investimentos têm foco em resultados específicos!
Mais do que uma técnica, o mindset de growth marketing pode ajudar em diversos aspectos, seja nas redes sociais, em um site ou em relação a produtos e vendas.
Tenha sempre em foco a necessidade dos testes, a importância de mensurar e de analisar os resultados obtidos.
A expansão de um negócio, geralmente, requer um bom tempo no caminho, porém, ele pode ser encurtado por líderes que tenham mindset de crescimento.
Aí, pronto para implementar o mindset de growth marketing para as redes sociais da sua empresa e conquistar resultados fora da curva?
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