Growth Marketing para redes sociais: alcance resultados fora da curva
Publicado em por Shaiene Barbosa como Aquisição

Hoje, uma das melhores alternativas de comunicação com leads e clientes são os canais de relacionamento social, como o Facebook, por exemplo. E implementar o mindset de Growth Marketing para as redes sociais nas quais sua empresa está presente torna as ações mais assertivas, pois estará se baseando em dados e não em achismos.

O growth marketing abrange diversos aspectos do marketing digital, o que faz dessa estratégia multifuncional e ajuda empresas de diversos segmentos a crescer.

SEO, links patrocinados e redes sociais são apenas alguns dos “braços” do growth marketing e entender como eles podem amparar a estratégia de crescimento do seu negócio fará toda a diferença nos resultados.

Nesse post, falaremos sobre como o growth marketing para as redes sociais pode potencializar os seus esforços na internet e daremos 4 dicas de como utilizá-los. Siga a leitura!

Os conceitos básicos de Growth marketing

No mundo dos negócios, uma regra serve para todos!

Tanto uma startup testando seu Minimum Viable Product (MVP), como uma grande corporação investindo milhares de reais em marketing devem prosperar - o quanto antes - para não ficar no meio do caminho.

Sabendo disso, os profissionais da área de Marketing precisaram se reinventar.

Uma postura mais analítica do que criativa foi adotada e estratégias mais científicas do que intuitivas (testes de erro/sucesso e avaliações) foram implementadas.

A publicidade em formato de banners em websites deu lugar a campanhas de Ads, estratégias de SEO (on/off-page) e à busca incessante por resultados, como atração, aumento do engajamento, alcance e crescimento.

Toda essa ruptura no mercado e no jeito de fazer negócios digitais originou o growth marketing, uma estrutura de marketing baseada em crescimento, indicadores e resultados específicos.

Um analista dessa área engaja todos os seus esforços na busca por resultados reais de crescimento para a sua empresa, como o aumento de 25% de vendas em produto específico ou a aquisição de dezenas de novos acessos diários para uma área do site.

Quem utiliza o growth marketing para as redes sociais tem à disposição um arsenal de táticas para gerar mais crescimento e de forma escalável.

Abaixo, veremos 4 dicas para estimular, agora mesmo, o crescimento nas redes sociais da sua empresa.

1 - Saiba quais informações deve colocar nos seus posts

É sempre bom fazer uma revisão das informações publicadas nos posts da sua empresa.

Isso é bom não somente para garantir que a sua mensagem seja passada integralmente, como também para controlar alguns algoritmos das redes sociais.

O Facebook e o Linkedin, por exemplo, não consideram amigáveis posts com links nas suas descrições.

Pode parecer algo sem muita importância, porém, para os algoritmos do Facebook e Linkedin isso significa que um post com link pode tirar o usuário da sua rede  mandando-o para outra página.

Logo, posts com links perdem relevância e aparecem menos.

Tente sempre evitar a utilização de links nos seus posts, tornando-os completos com as informações essenciais nas chamadas.

2 - Seja preciso nas informações que divulgar

Ser preciso com as informações publicadas nas redes sociais é garantir que o conteúdo divulgado é, de fato, o que o seu público-alvo quer consumir.

Tenha especialistas de marketing responsáveis pela procura e desenvolvimento de conteúdos baseados em tendências do seu público-alvo, sempre procurando ouvi-los e entendendo o que funciona para eles.

Isso é fundamental no sucesso do growth marketing para as redes sociais.

Outra forma interessante de entender como o seu conteúdo performa é testá-lo.

Crie um ambiente de teste e utilize-o para diversos conteúdos, sempre mensurando qual teve o melhor desempenho na métrica que interessa ao seu negócio.

3 - Os chatbots vieram para ficar, então é hora de usá-los

Você com certeza já sabe que os chatbots são uma tendência no atendimento de clientes via Facebook e Whatsapp, por exemplo.

Apesar de ser relativamente nova, essa tecnologia mostrou que veio para ficar e será responsável por uma nova era de SAC para as empresas.

Por isso, é interessante pensar em automatizar o seu atendimento por meio dos chatbots.

Eles não só agilizam o processo de comunicação da sua empresa, como garantem respostas completas e claras - quando configurados da forma correta.

 

A nossa dica é: use os chatbots para melhorar o atendimento aos seus potenciais clientes.

Entenda sobre suas configurações e comece, hoje mesmo, a testar qual bot pode funcionar na sua estratégia de growth marketing para as redes sociais.

Tenha o cuidado de não deixar o atendimento muito mecânico. Pessoas se relacionam com pessoa.

Aprenda a montar chatbots amigáveis com o usuário e que reforcem o posicionamento e a identidade do seu negócio.

 

4 - Baseie as suas decisões em fatos e não apenas em insights

 

Para gerar crescimento de forma exponencial nas redes sociais de um negócio, é fundamental fazer investimentos constantes visando esse resultado.

Como todo investimento também representa um custo, é muito importante que o seu mindset esteja correto na hora de escolher onde e como investir.

Para ter sucesso na sua estratégia de growth marketing para as redes sociais, é fundamental também analisar os resultados que deram certo e os que não foram muito bem no último mês, semana, ou no ciclo que a empresa estabeleceu.

Supondo, por exemplo, que a marca investiu R$ 1 mil em anúncios no formato de vídeo no Facebook, no mês de junho, com o objetivo de fazer a página crescer. Agora, imagine que obteve um crescimento de 5%.

No mês seguinte, a empresa continua investindo R$1.000, porém, foca em anúncios estáticos e a taxa de crescimento chega a 12%.

Analisando friamente esse exemplo, o formato de conteúdo que funciona melhor para o seu público-alvo é o de anúncios estáticos!

Esse tipo de análise traz foco e convicção para os próximos investimentos em mídias.

Pode parecer um exemplo simples, porém, analisar constantemente o que deu certo e o que deu errado é um mindset de crescimento necessário para agir nas redes sociais.

Dessa forma, desperdícios são evitados e os investimentos têm foco em resultados específicos!

Growth Marketing é para todos

Mais do que uma técnica, o mindset de growth marketing pode ajudar em diversos aspectos, seja nas redes sociais, em um site ou em relação a produtos e vendas.

Tenha sempre em foco a necessidade dos testes, a importância de mensurar e de analisar os resultados obtidos.

A expansão de um negócio, geralmente, requer um bom tempo no caminho, porém, ele pode ser encurtado por líderes que tenham mindset de crescimento.

Aí, pronto para implementar o mindset de growth marketing para as redes sociais da sua empresa e conquistar resultados fora da curva?

Se precisar de ajuda, nós temos profissionais especialistas no assunto, que podem te ajudar a alavancar seus resultados. Solicite um Diagnóstico Gratuito!