O Agile Marketing é um conceito novo, mas que pode revolucionar seu setor e aumentar a produtividade. Conheça mais!
Se há uma certeza nos setores de marketing, é que a demanda sempre vai crescer. Muitas vezes, a culpa não é nem da chegada de novas obrigações, mas de outros fatores, como poucos recursos, equipe reduzida ou desorganização no planejamento. A notícia boa é que há uma forma de resolver isso: aplicando o Agile Marketing!
São tantos canais, tantas métricas e, principalmente, tantas metas cruciais que não é raro encontrar setores de marketing com problemas de produtividade.
Talvez, mas no caso de muitas empresas, o problema não é nem o planejamento. Afinal, gestores minimamente organizados desenvolvem seus planos de ações de médio e longo prazo.
O problema aí é que, enquanto o planejamento e execução tradicional aponta para um caminho, os hábitos e preferências dos consumidores já foram para outros.
Em outras palavras, no ambiente digital, a mudança é constante.
Um planejamento cimentado pode ser a pedra no sapato do seu crescimento, limitando as ações de marketing àquilo que há 10 ou 12 meses fazia sentido — mas agora, nem tanto.
A falta de recursos é outro fator. Sem a possibilidade de expandir o time ou buscar novas ferramentas para otimizar o trabalho, a equipe de marketing se vê oprimida pelas demandas.
Pesquisadores por trás do relatório The State of Agile Marketing também coletaram algumas respostas de profissionais do setor. Eles apontaram ainda mais desafios que, em sua visão, emperram o trabalho da comunicação:
Então, como aumentar a produtividade e conquistar os resultados desejados, levando em conta especialmente o momento de transformação digital e evolução das tecnologias?
Continue a leitura para conferir a resposta!
Estratégia, metodologia ou filosofia. O Agile Marketing se encaixa não apenas em uma dessas gavetas, mas em todas.
O conceito aplicado à comunicação tem sua origem no desenvolvimento de softwares — e por um motivo muito especial.
Nessa área da tecnologia, a necessidade de evolução e agilidade é diária. Para os programadores e desenvolvedores do final dos anos 90 e começo dos anos 2000, conviver com mudanças bruscas na sua própria área era rotina.
Para acompanhar esse movimento turbulento, sem que os projetos perdessem sua qualidade final, foi criado o Manifesto do Desenvolvimento Ágil.
São 13 princípios que deveriam nortear o trabalho de uma equipe de desenvolvimento, aplicadas principalmente em questões estratégicas da gestão de projetos.
Sua aplicação seguia alguns preceitos novos, como o modelo cascata, que dividia o projeto na realização de etapas, executados em ciclos curtos.
O intuito era simples: aumentar a produtividade do time, agilizando as entregas e se adaptando rapidamente às mudanças externas.
E apesar de muito metódico, o conceito de Desenvolvimento Ágil se aplicava em outros setores do mercado. Profissionais do Marketing, ávidos por uma novidade disruptiva para destravar sua rotina de trabalho, encontraram ali sua oportunidade.
Foi assim que nasceu o Agile Marketing.
Mas afinal, como a aplicação desse conceito no seu setor de marketing vai lhe ajudar a aumentar a produtividade?
O Agile Marketing altera a forma com que seu time gerencia e executa os projetos, alterando desde aspectos operacionais aos estratégicos. Para isso, são utilizadas algumas diferentes metodologias.
Consiste em eliminar tarefas que não agreguem valor, otimizando ao máximo todo sistema de marketing a fim de maximizar as entregas.
Todo trabalho é previamente planejado, executado em sprints predefinidos. Reuniões diárias são feitas (standups). Melhorias são sugeridas durante a análise dos resultados, já que nenhum trabalho extra é feito enquanto acontecer o sprint.
Todas as tarefas são retiradas de uma lista de pendências que a equipe alimenta. Prioriza-se a visualização do fluxo de trabalho e a entrega constante, limitando o WIP (Work in Progress).
Tarefas definidas pela lista de pendências, mas o trabalho é executado em sprints (logo, sem entregas constantes, limitando o WIP). Standups podem ser feitos, caso necessário.
Ou seja, o Agile Marketing está intimamente ligado às tarefas. Por isso, é possível aumentar a produtividade do seu setor.
É preciso conhecer suas técnicas e recursos, além de entender a fundo as capacidades e necessidades do seu time. Assim, você poderá escolher uma metodologia que mais se encaixe na empresa.
Com todos esses pontos alinhados, você estará pronto para adotar o Agile Marketing na sua empresa e mudar de vez a cultura organizacional.
Assim, você dá um passo em direção a uma operação mais eficiente, com foco nas necessidades do cliente e a capacidade de se moldar conforme os desafios exigirem.
E lembre-se: uma aplicação certeira do modelo Agile Marketing na sua empresa é essencial para o start de uma realidade mais produtiva.
Com o apoio de uma agência especializada, como a Growth Office, esse trabalho fica mais fácil e os resultados aparecem logo, logo.
Ficou interessado em entender como o Agile Marketing se encaixa na sua empresa? Converse com um de nossos especialistas na metodologia agora mesmo!