O Marketing Process Outsourcing (MPO) é a solução perfeita para acabar com os gargalos do seu setor de Marketing.
Imagine o seguinte cenário: você é responsável por um negócio e por um time de funcionários que deve entregar o melhor para que a empresa cresça.
Isso envolve estratégia, planejamento, produção. Esses são os 3 pilares da maioria das empresas, o que compõe o seu core business. Mas… Onde o MPO entra nisso tudo?
Só precisamos contextualizar um pouco mais.
Agora, pense que gerenciar esses 3 pilares, mesmo com a ajuda de um time qualificado, é um esforço e tanto. Vocês correm para cumprir prazos e capricham nas entregas, tudo para manter um alto padrão de qualidade.
Ainda assim, algumas métricas da empresa não mostram evolução. Não há crescimento no número de novos clientes, o engajamento com o público online é baixo e seus conteúdos (blogposts, e-mails, etc) conquistam pouquíssimos leads.
O motivo disso tudo talvez já seja evidente para você: na maioria das empresas, o Marketing não faz parte do core business.
E por mais que deveria ser, entendemos que não é uma realidade possível.
Para o gestor, principalmente em PMEs (pequenas e médias empresas), é muito mais importante entregar um produto ou serviço de qualidade. Só que, para isso, ele e sua equipe precisam investir todo seu tempo.
Além disso, possuir uma equipe de Marketing também significa investimentos consideráveis em pessoal e equipamentos (computadores, licenças de software, etc).
Então, qual a solução que essas empresas podem recorrer?
Continue a leitura para conhecer a solução para seus gargalos de Marketing!
As iniciais dizem respeito à palavra Marketing Process Outsourcing. Ou seja, a terceirização de processos de Marketing.
Muito menos complicado assim, certo?
Provavelmente você já conhece o conceito de BPO, o Business Process Outsourcing. Uma modalidade de terceirização de serviços de gestão administrativa para as empresas.
O intuito do BPO é bem simples: se você não tem braços suficientes para manter sua operação de pé, gerenciando todos os processos administrativos, você pode contratar um BPO.
Um exemplo bem comum é a contabilidade. Muitas empresas não possuem condições de realizar a contabilidade do negócio (ou preferem não manter esse serviço interno).
Então, contratam empresas especializadas para tocar esse setor, servindo como um braço administrativo da empresa.
Ou seja, além de se responsabilizar pela contabilidade, as contratadas prestam suporte constante e estão sempre alinhadas com os objetivos e metas da contratante.
O mesmo se aplica ao MPO, cujo foco é terceirizar processos de marketing.
O MPO se encaixa perfeitamente nas necessidades de empresas que querem simplificar (e, portanto, otimizar) seus processos, integrando Vendas e Marketing. Tudo isso sem sobrecarregar sua equipe interna, nem contratar novos funcionários, gerenciar o trabalho de diversas agências ou de Freelancers.
Muitas vezes, é complicado ter o dinamismo estratégico necessário para manter um setor de Marketing em pleno funcionamento e 100% eficiente. Muito mais que investimento, isso leva tempo.
Contar com o MPO pode proporcionar uma tremenda economia de tempo e o auxílio de uma equipe dedicada às suas demandas, independente da quantidade.
Afinal, para contratar um parceiro de MPO, não é necessário que você não tenha um setor de Marketing. Na verdade, o modelo de negócios do MPO é bem flexível.
A empresa contratada pode tanto suprir algumas demandas, fechando alguns dos gargalos do processos. Ou ela pode assumir toda parte do Marketing, agregando toda sua expertise em tempo integral para sua empresa.
O principal benefício de contar com um parceiro de MPO em sua empresa é que você e sua equipe podem, finalmente, focar em suas atividades comerciais. Ou seja, utilizar seu tempo e expertise para atuar de forma estratégica no negócio.
Enquanto isso, a operacionalização de alguns (ou todos) os processos do setor de Marketing são realizados pela empresa especializada que for contratada.
O que isso significa, na prática?
Que a sua empresa terá uma equipe estendida de Marketing. Ela se esforçará para se alinhar com seu negócio, ouvindo, aprendendo e entendendo tudo sobre sua cultura organizacional:
Tudo isso vai proporcionar conhecimento necessário para que a equipe MPO desenvolva (ou apoie) a estratégia de marketing, gerenciando o cronograma acordado e também o orçamento disponível.
Dessa forma, a equipe MPO pode entregar resultados excelentes, alinhados com as necessidades do seu negócio e da sua persona. O esforço também servirá para aumentar o alcance do seu negócio, melhorando o relacionamento com seus clientes.
Sabe o que pode ser melhor que o MPO?
A terceirização dos processos de marketing aliados com o conceito de Growth Marketing.
Hoje em dia, os dados são essenciais para guiar o seu negócio. Na verdade, em pouco tempo (e com a chegada da Transformação Digital), eles farão parte do dia a dia da sua empresa, impactando até mesmo no seu modelo de negócios.
O Growth Marketing é uma estratégia de crescimento acentuado que deve ser aplicado em seus processos de comunicação.
Ela tem como base a experimentação e análise de dados para encontrar oportunidades de melhoria e escalar as métricas do seu negócio. E não falamos apenas daquelas que concernem ao Marketing, mas também de vendas!
Com isso, uma equipe de Marketing Process Outsourcing será muito mais eficiente.
Ao compreender, com base em dados reais e leitura especializada, o momento da sua comunicação e os resultados reais de cada campanha ou conteúdo, ela saberá quais ações e melhorias serão mais assertivas para atingir os seus objetivos.
Ou seja, se você busca acabar com seus gargalos do setor de Marketing, apostar em uma solução como o MPO, com uma empresa especializada em Growth Marketing, pode ser a melhor alternativa para ganhar em eficiência — além de reduzir custos!
A Growth Office é uma empresa especializada em Consultoria e MPO.
Nossa atuação é norteada pelas mais inovadoras estratégias de crescimento, como o Growth Marketing. Que tal contar com nossa orientação e execução estratégica para impulsionar os seus resultados e tornar seu Marketing imbatível? Fale com um especialista em crescimento!