Automação de Marketing e Vendas: como melhorar taxas de conversão
Publicado em por Shaiene Barbosa como Ativação

A automação de marketing e vendas é a principal solução para escalar sua estratégia de comunicação. Aprenda como potencializar suas taxas de conversão!

A Automação de Marketing e Vendas é o primeiro contato real da execução estratégica com recursos tecnológicos específicos para comunicação. Além de ajudar na conclusão de tarefas, como a qualificação de leads, os processos automatizados são uma ferramenta vital para o aumento da taxa de conversão da sua empresa.

No artigo de hoje, vamos explicar como as ferramentas de automação de marketing e vendas impactam diretamente nos seus resultados. E, afinal, como maximizar esses números e melhorar seus processos com o Growth Marketing?

Continue a leitura para entender mais!

O que é a Automação de Marketing?

Primeiro, temos que retirar o elefante da sala.

Não que esse seja um conceito muito complicado ou que tenha várias camadas, como o MPO, por exemplo.

Na verdade, a Automação de Marketing e Vendas é a aplicação de ações personalizadas e escaláveis com as pessoas que interagem com sua marca, independente do canal ou do estágio no funil de vendas.

Ou seja, a Automação de Marketing e Vendas se trata muito mais da nutrição de um lead, compartilhando conteúdos e informações que o guiem funil adentro, do que ações isoladas como o follow-back em mídias sociais ou agendamento de postagens.

Para o setor de Marketing, a Automação é de enorme ajuda.

Afinal, é a plataforma contratada quem se encarrega da carga operacional.

À equipe, reserva-se a função de criar segmentações (com base no perfil ou interesse dos leads), desenvolver fluxos de nutrição de conteúdo e realizar a leitura dos dados após a execução.

As segmentações são grupos com critérios de entrada personalizáveis. Cargo, idade, orçamento são alguns deles, que pertencem ao PERFIL do lead. Páginas visitadas, e-mails abertos, carrinho abandonado são outros, que pertencem ao INTERESSE do lead.

Os fluxos de nutrição de conteúdo costumam ser sequências de e-mails enviados aos leads. Na verdade, segundo a Emailmonday, 49% dos negócios utilizam alguma automação no envio dos e-mails, comprovando sua eficácia.

Quantidade, frequência e a quem se destinam são configurados pela própria equipe.

Um exemplo simples de Automação de Marketing e Vendas

Captação

Imagine que uma empresa de piscinas lançou em seu blog um artigo sobre as vantagens de ter uma piscina em casa. Dez pessoas leram o conteúdo nos primeiros dias, vindos tanto da rede social como dos resultados de pesquisa do Google.

Três dessas pessoas se tornaram leads. Ou seja, após a leitura, se interessaram pela marca e sua didática, convertendo em algum formulário. Digamos que todas elas se registraram para receber uma newsletter.

Pronto, a empresa captou 3 leads através de um gatilho (formulário). Agora, ela está na base da empresa.

Nutrição

Naturalmente, a empresa possui poucas informações desses leads. Portanto, eles ainda não estão qualificados.

É aqui que entra a Automação de Marketing e Vendas.

E equipe de Marketing configurou para que os leads que acabaram de entrar na base e não estejam qualificados, comecem imediatamente a receber conteúdos em seu e-mail.

Começando pelo topo do funil, recomendando blogposts ou textos direto no corpo do e-mail sobre piscinas: qual tipo é o melhor, como usar o paisagismo para melhorar o ambiente e como criar o melhor projeto.

Em certo ponto, caso tenham aberto os primeiros e-mails, esses três leads recebem o primeiro material rico. Um e-book de meio de funil, cujo tema é “O que não pode faltar na construção de uma piscina”.

No entanto, para que os leads tenham acesso ao material, eles precisam preencher um formulário em uma landing page. Esse é o gatilho. Como os leads mostraram interesse, possivelmente vão baixar o conteúdo e, como troca, fornecer um pouco mais sobre seus dados.

Aqui, a empresa pergunta sobre onde moram, se tem o desejo de construir uma piscina (e em quanto tempo) e até mesmo qual seu orçamento.

Dois desses leads baixaram o e-book. Automaticamente, avançaram no funil.

Agora, a mesma lógica de nutrição se aplica, mas tentando agregar valor aos leads enquanto busca guiá-los ao fundo de funil. Outro fluxo de conteúdo, outro material rico, agora bem mais qualificado. A empresa envia um catálogo com seus modelos de piscina.

Em troca, pede informações ainda mais qualificadas aos leads.

Digamos que um dos leads baixou. 

Isso significa que a empresa tem em sua base pelo menos um lead quente, altamente qualificado, que conhece a empresa, suas soluções e possivelmente preços.

Conversão

Novamente através da Automação de Marketing e Vendas, a plataforma identifica o lead super qualificado e respeita outro processo automatizado configurado pela equipe: enviar esse contato para o time comercial junto de todas as suas informações.

A partir daí, a equipe de vendas entra em ação. Com todos os dados do lead, fica mais fácil de realizar uma abordagem — e em um momento de especial interesse da pessoa, que acabou de atingir o fundo do funil.

Dessa forma, é muito mais fácil fechar o negócio e, por meio de práticas automatizadas, manter o lead aquecido, fidelizando-o a marca e fortalecendo o relacionamento com ele.

Como Utilizar a Automação de Marketing para Melhorar Taxas de Conversão

Agora que você conhece o procedimento padrão, pense nessa mesma ação, mas escalonada em dezenas ou centenas de vezes. Diferentes automações agindo dentro de uma mesma base:

  • Nutrindo leads novos;
  • Encaminhando leads do meio para o fundo do funil;
  • Esquentando leads inativos;
  • Enviando ofertas para quem demonstrou um perfil de “levantada de mão”;
  • Fidelizando clientes com envio de conteúdo altamente qualificado ou ofertas personalizadas;
  • Entre outros.

Tudo isso otimiza não apenas o trabalho do setor de Marketing, mas principalmente o do time comercial!

Afinal, sua empresa conseguirá ter um overview do momento de cada um dos leads. Dessa forma, além de conquistar maior transparência e eficiência na abordagem daqueles que estão prontos para fechar negócio, você consegue controlar as métricas.

Ou seja, prever o número de prospects, leads desqualificados, leads qualificados e mesmo de negócios fechados.

Além disso, leads mais qualificados costumam render tickets maiores. Traduzindo: a automação de marketing e vendas pode fazer sua empresa vender mais — e melhor.

Neste cenário, o ciclo de vendas tende a ser menor e a ação dos vendedores mais certeira, potencializando os números e as taxas de conversão.

Automação + Growth Marketing: unindo o útil ao agradável

O combo de Marketing de Conteúdo e Automação é perfeito para tracionar vendas. Porém, com a adição do mindset e práticas de Growth Marketing, você pode maximizar todos os resultados.

Isso porque uma estratégia convencional de Automação de Marketing e Vendas acaba não se aprofundando na leitura de dados e otimização de processos.

Sua aplicação costuma ser quase padronizada, afinal, funciona para muitas empresas.

Mas e se a sua empresa busca resultados impactantes e escaláveis, o que fazer?

O Growth Marketing é um método analítico que visa a identificação de oportunidades de melhoria no seu plano de ações de comunicação, fomentando o crescimento escalável da empresa.

Aliando elementos de Growth Hacking, o Growth Marketing busca aprimorar a comunicação da empresa através de intensa análise de dados e experimentação.

Ou seja, imagine realizar uma leitura de informações de suas campanhas de e-mails automatizadas a cada duas semanas, encontrando insights que possam torná-las ainda mais eficientes.

Dessa forma, sua empresa consegue focar em alavancar as métricas que quiser.

E então, pronto para dar um passo além na execução do seu Marketing com estratégias de Automação e uma boa dose de Growth Marketing  para alavancar seu negócio?

Temos especialistas que podem guiar sua empresa por esse processo, auxiliando no alcance das suas metas. Que tal experimentar? Fale conosco agora mesmo!