Como potencializar sua estratégia de inbound com o marketing de conteúdo?
Publicado em por Ivan Yuri como Aquisição

O marketing de conteúdo faz parte do seu inbound, mas você sabe como utilizá-lo? E ainda: entende quais caminhos tomar para que se torne ainda mais eficiente? Confira!

O inbound marketing começa a se tornar uma realidade na comunicação de muitas empresas. Investir em ações diferenciadas, focadas nas plataformas digitais é um caminho sem volta — e que pode ser muito lucrativo. Nesse cenário, o marketing de conteúdo só tem a ajudar… Mas você sabe como?

Neste artigo, explicaremos alguns macetes para que você potencialize sua metodologia de inbound com o uso de estratégias de marketing de conteúdo, além de mostrar como o growth hacking pode somar no processo e melhorar seus resultados!

Buscando formas de melhorar seu inbound marketing? Então continue a leitura!

Inbound marketing? Marketing de conteúdo? Não é a mesma coisa?

Como na vida nada é tão simples, lamentamos dizer que: não, não é a mesma coisa.

Antes de explicar o que é o marketing de conteúdo, precisamos colocar os pingos nos is e definir cada um desses conceitos para que tudo fique bem claro.

O marketing digital é área de trabalho de quem busca potencializar as vendas da empresa por meio da comunicação nos ambientes digitais, sejam eles quais forem.

Já o inbound é uma metodologia dentro do marketing digital.

Seu intuito é atrair pessoas através de ações sutis, que despertem sua curiosidade, os façam buscar pela sua marca, captando seu interesse e, aos poucos, buscando convertê-la em cliente por meio de ações de comunicação que se encaixem com seu perfil — seja via e-mail, redes sociais ou por um blog.

Dito isso, fica mais fácil entender o papel do marketing de conteúdo.

Esse simpático conceito diz respeito à uma estratégia amplamente usada por gestores de inbound marketing: trabalhar com conteúdo, de forma a criar relevância para a marca e oferecer ensinamentos valiosos para os potenciais clientes.

A estratégia possui uma lógica cíclica de análise, execução, captação de dados, novamente análise e assim por diante.

O objetivo é criar uma rede de conteúdos que gerem valor para as pessoas, ajudando-as a sanarem suas dores. Tudo de acordo com o funil de vendas e marketing.

Dessa forma, você envolve e interage com pessoas em todas as etapas da jornada de compras, da captação à fidelização, mantendo seu marketing digital sempre ativo.

O resultado é uma maior geração de negócios, pois sua empresa se estabelece como referência na área.

Além disso, alguns outros benefícios são:

  • Melhora os números de geração de leads
  • Possibilita maior (e melhor) qualificação dos leads
  • Traz maior tráfego ao seu site, blog e redes sociais
  • É capaz de educar seu potencial cliente, preparando-o com mais eficiência para a compra
  • Sua marca ganha relevância e se torna mais reconhecida
  • Seu custo de aquisição de clientes tende a cair

Ações efetivas para melhorar seus resultados com o marketing de conteúdo

O inbound marketing é uma metodologia flexível, um terreno onde adaptações são sempre bem-vindas. Assim, há espaço para que você aplique sua estratégia de marketing de conteúdo e realize melhorias constantes.

Algumas ações, no entanto, são essenciais para que seu inbound atinja todo potencial e se reinvente de tempos em tempos. Confira:

Crie metas, revise-as de tempo em tempo e as redefina (caso necessário)

Os objetivos e metas são essenciais para manter seu marketing de conteúdo na trilha correta.

Por isso, é necessário muito atenção na definição desses objetivos e, principalmente, na revisão deles. Atingir as metas é excelente, e abre o precedente para que você evolua ainda mais neste ponto.

No entanto, nem sempre todas as metas serão cumpridas.

Assim, é preciso ter o mindset preparado para avaliar as metas propostas, revisá-las e até mesmo redefini-las.

Nessa hora, os KPIs são valiosos. Os indicadores-chave de performance são índices simplificados que marcam a evolução de uma meta até sua conclusão. Por exemplo:

A meta é atingir 3000 leads qualificados no fim do trimestre. Os KPIs poderiam ser:

  1. Captar 4000 leads no primeiro mês;
  2. Possuir 15% de abertura nos fluxos de nutrição;
  3. Aumentar o número de compartilhamento das postagens em redes sociais.

Análise o tipo de conteúdo escrito: ele gera valor para a persona?

Esse tópico é a base do marketing de conteúdo. Muitas vezes, seu planejamento não se aprofunda em alguns aspectos técnicos que podem fazer toda diferença na aceitação do conteúdo.

Por exemplo: analise seus temas… Os assuntos dizem respeito à empresa, produto ou serviço apenas? No inbound marketing, o importante é atingir a dor da persona. Quer dizer que, talvez em um primeiro momento, os assuntos que a interessem estejam longe do que você vende.

Caso haja esse problema, o ideal é buscar direcionamentos nas suas buyers personas.

Além disso, avalie se o formato é o mais recomendado para suas personas? Eles podem não ser do tipo que lê em blog, mas sim no LinkedIn Pulse, por exemplo.

Pense na escaneabilidade do conteúdo: à primeira vista, ele parece possuir uma estrutura organizada de parágrafos, títulos e subtítulos? Isso pode trazer bons impactos e tornar a leitura mais agradável.

Quais os canais que sua empresa costuma usar? São os apropriados?

Outra ação que pode ser feita com sucesso se a sua persona estiver bem definida.

Nem todos os potenciais clientes passam horas no Facebook. Muitas vezes, seu negócio é ficar no Instagram e Youtube. E então, valeria à pena investir no desenvolvimento de blogposts?

Lembre-se de reavaliar seus canais de conteúdo — e também os formatos oferecidos.

Seu planejamento considera o pós-venda?

A fidelização é uma parte importante do inbound marketing.

A relação de empresa x consumidor já não é única, com começo, meio e fim. É um ciclo.

Por isso, é preciso se manter em contato, engajada, enviando conteúdos relevantes para sua situação (conhecedora do produto, avançada no funil) e a alimentando com promoções e ofertas.

Essas ações ajudam você a se tornar uma referência para o cliente, que passa a ser promotor da marca.

Flexibilidade: Cronograma fixo de análise de resultados + aplicação de melhorias na estratégia

Estabeleça datas específicas para que os resultados de certo período de tempo sejam analisados. A falta de tempo (e planejamento) pode ocasionar que apenas os KPIs principais sejam considerados, sem revisar o todo.

Isso prejudica a estratégia de marketing de conteúdo, que perde em qualidade e pode ficar estagnada.

Da mesma forma, é preciso que a estratégia seja flexível o bastante para aceitar propostas de melhoria, adaptando com rapidez seus processos ao que, mediante dados, seja benéfico.

Growth Hacking aliado ao Marketing de Conteúdo: a receita para que seus resultados decolem

Nesse tempo de evolução, toda iniciativa de lapidar seu planejamento pode surtir bons resultados. No entanto, com o growth hacking, isso pode ser multiplicado.

Isso por que o growth hacking é uma metodologia que pode ser aplicada em cada setor da empresa, principalmente no marketing.

Com o mindset correto aplicado aos seus processos, sua empresa passa a focar em eficiência e produtividade, eliminando as falhas e potencializando suas oportunidades de melhoria.

No marketing de conteúdo, o growth hacking pode agir como uma proteção, descobrindo os pontos fracos do processo e eliminando-os.

Da mesma forma, torna seu approach mais agressivo, encontrando formas de tornar sua estratégia matadora, através de caminhos que antes pareciam velados.

O growth hacking é o principal passo para que seu marketing se transforme em uma máquina de vendas: escalável, eficiente, enxuta e sempre em busca de melhorias.

Com as ações corretas e o mindset voltado ao growth hacking, seu inbound pode decolar! Quer tornar sua estratégia de marketing de conteúdo 110% eficiente? Siga nossas dicas!

Caso sentir que precisa de um ajuda de profissionais especializados em fazer seu negócio se desenvolver, vem falar conosco!

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