O marketing de conteúdo faz parte do seu inbound, mas você sabe como utilizá-lo? E ainda: entende quais caminhos tomar para que se torne ainda mais eficiente? Confira!
O inbound marketing começa a se tornar uma realidade na comunicação de muitas empresas. Investir em ações diferenciadas, focadas nas plataformas digitais é um caminho sem volta — e que pode ser muito lucrativo. Nesse cenário, o marketing de conteúdo só tem a ajudar… Mas você sabe como?
Neste artigo, explicaremos alguns macetes para que você potencialize sua metodologia de inbound com o uso de estratégias de marketing de conteúdo, além de mostrar como o growth hacking pode somar no processo e melhorar seus resultados!
Buscando formas de melhorar seu inbound marketing? Então continue a leitura!
Como na vida nada é tão simples, lamentamos dizer que: não, não é a mesma coisa.
Antes de explicar o que é o marketing de conteúdo, precisamos colocar os pingos nos is e definir cada um desses conceitos para que tudo fique bem claro.
O marketing digital é área de trabalho de quem busca potencializar as vendas da empresa por meio da comunicação nos ambientes digitais, sejam eles quais forem.
Já o inbound é uma metodologia dentro do marketing digital.
Seu intuito é atrair pessoas através de ações sutis, que despertem sua curiosidade, os façam buscar pela sua marca, captando seu interesse e, aos poucos, buscando convertê-la em cliente por meio de ações de comunicação que se encaixem com seu perfil — seja via e-mail, redes sociais ou por um blog.
Dito isso, fica mais fácil entender o papel do marketing de conteúdo.
Esse simpático conceito diz respeito à uma estratégia amplamente usada por gestores de inbound marketing: trabalhar com conteúdo, de forma a criar relevância para a marca e oferecer ensinamentos valiosos para os potenciais clientes.
A estratégia possui uma lógica cíclica de análise, execução, captação de dados, novamente análise e assim por diante.
O objetivo é criar uma rede de conteúdos que gerem valor para as pessoas, ajudando-as a sanarem suas dores. Tudo de acordo com o funil de vendas e marketing.
Dessa forma, você envolve e interage com pessoas em todas as etapas da jornada de compras, da captação à fidelização, mantendo seu marketing digital sempre ativo.
O resultado é uma maior geração de negócios, pois sua empresa se estabelece como referência na área.
Além disso, alguns outros benefícios são:
O inbound marketing é uma metodologia flexível, um terreno onde adaptações são sempre bem-vindas. Assim, há espaço para que você aplique sua estratégia de marketing de conteúdo e realize melhorias constantes.
Algumas ações, no entanto, são essenciais para que seu inbound atinja todo potencial e se reinvente de tempos em tempos. Confira:
Os objetivos e metas são essenciais para manter seu marketing de conteúdo na trilha correta.
Por isso, é necessário muito atenção na definição desses objetivos e, principalmente, na revisão deles. Atingir as metas é excelente, e abre o precedente para que você evolua ainda mais neste ponto.
No entanto, nem sempre todas as metas serão cumpridas.
Assim, é preciso ter o mindset preparado para avaliar as metas propostas, revisá-las e até mesmo redefini-las.
Nessa hora, os KPIs são valiosos. Os indicadores-chave de performance são índices simplificados que marcam a evolução de uma meta até sua conclusão. Por exemplo:
A meta é atingir 3000 leads qualificados no fim do trimestre. Os KPIs poderiam ser:
Esse tópico é a base do marketing de conteúdo. Muitas vezes, seu planejamento não se aprofunda em alguns aspectos técnicos que podem fazer toda diferença na aceitação do conteúdo.
Por exemplo: analise seus temas… Os assuntos dizem respeito à empresa, produto ou serviço apenas? No inbound marketing, o importante é atingir a dor da persona. Quer dizer que, talvez em um primeiro momento, os assuntos que a interessem estejam longe do que você vende.
Caso haja esse problema, o ideal é buscar direcionamentos nas suas buyers personas.
Além disso, avalie se o formato é o mais recomendado para suas personas? Eles podem não ser do tipo que lê em blog, mas sim no LinkedIn Pulse, por exemplo.
Pense na escaneabilidade do conteúdo: à primeira vista, ele parece possuir uma estrutura organizada de parágrafos, títulos e subtítulos? Isso pode trazer bons impactos e tornar a leitura mais agradável.
Outra ação que pode ser feita com sucesso se a sua persona estiver bem definida.
Nem todos os potenciais clientes passam horas no Facebook. Muitas vezes, seu negócio é ficar no Instagram e Youtube. E então, valeria à pena investir no desenvolvimento de blogposts?
Lembre-se de reavaliar seus canais de conteúdo — e também os formatos oferecidos.
A fidelização é uma parte importante do inbound marketing.
A relação de empresa x consumidor já não é única, com começo, meio e fim. É um ciclo.
Por isso, é preciso se manter em contato, engajada, enviando conteúdos relevantes para sua situação (conhecedora do produto, avançada no funil) e a alimentando com promoções e ofertas.
Essas ações ajudam você a se tornar uma referência para o cliente, que passa a ser promotor da marca.
Estabeleça datas específicas para que os resultados de certo período de tempo sejam analisados. A falta de tempo (e planejamento) pode ocasionar que apenas os KPIs principais sejam considerados, sem revisar o todo.
Isso prejudica a estratégia de marketing de conteúdo, que perde em qualidade e pode ficar estagnada.
Da mesma forma, é preciso que a estratégia seja flexível o bastante para aceitar propostas de melhoria, adaptando com rapidez seus processos ao que, mediante dados, seja benéfico.
Nesse tempo de evolução, toda iniciativa de lapidar seu planejamento pode surtir bons resultados. No entanto, com o growth hacking, isso pode ser multiplicado.
Isso por que o growth hacking é uma metodologia que pode ser aplicada em cada setor da empresa, principalmente no marketing.
Com o mindset correto aplicado aos seus processos, sua empresa passa a focar em eficiência e produtividade, eliminando as falhas e potencializando suas oportunidades de melhoria.
No marketing de conteúdo, o growth hacking pode agir como uma proteção, descobrindo os pontos fracos do processo e eliminando-os.
Da mesma forma, torna seu approach mais agressivo, encontrando formas de tornar sua estratégia matadora, através de caminhos que antes pareciam velados.
O growth hacking é o principal passo para que seu marketing se transforme em uma máquina de vendas: escalável, eficiente, enxuta e sempre em busca de melhorias.
Com as ações corretas e o mindset voltado ao growth hacking, seu inbound pode decolar! Quer tornar sua estratégia de marketing de conteúdo 110% eficiente? Siga nossas dicas!
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