Como usar o mindset de Growth Marketing em vendas?
Publicado em por Raíza Terra como Aquisição

Melhorar as vendas da sua empresa é um movimento delicado, repleto de incertezas. “Afinal, por que os números não crescem?” Os motivos podem ser variados… Mas e as soluções? Talvez a melhor seja incorporar o mindset de Growth Marketing em seu processo.

Consagrada como a metodologia que busca promover crescimento escalável ao seu negócio, unindo todas as áreas do seu negócio, o Growth Marketing possui diretrizes valiosas — e inovadoras — que podem ser aplicadas na sua empresa.

Mas, para isso, não é preciso ter um setor ou time dedicado à Growth Marketing na empresa?

A jornada para o crescimento escalável começa com de forma simples: um passo de cada vez. Portanto, não se preocupe.

É possível adotar o mindset de Growth Marketing e, com esse conhecimento, destrinchar estratégias que potencializem suas vendas.

Nesse artigo, mergulhamos no mindset de Growth Marketing e buscamos algumas dicas valiosas para você aplicar no seu setor de vendas (ou mesmo de marketing!) e colher melhores resultados. Vem com a gente!

5 dicas para melhorar suas vendas com base no mindset de Growth Marketing

Lembre-se que o intuito do Growth Marketing é buscar o crescimento da sua empresa. Tudo isso em uma base escalável, ainda que enxuta. Alcançar esse resultado só é possível com a lapidação do processo de vendas.

Entenda como esse mindset pode ser essencial para sua operação!

Defina 1 objetivo principal

Foco. Esse é o lema.

Se o intuito é aumentar o número de vendas, esse deve ser o objetivo número 1 — ou seja, o mais importante, mas não o único (falamos mais sobre isso logo abaixo).

Com isso definido, as melhores estratégias podem ser criadas e as mais eficientes ações serão traçadas.

Afinal, o Growth Marketing é uma metodologia com base científica e com intensa análise de dados. Através de uma leitura aprofundada — e com um grande objetivo em mente — a equipe poderá atuar diretamente nos fatores que impedem o aumento do número de vendas.

No mindset de Growth Marketing, o trabalho não é feito apenas para crescer.

Afinal, de certa forma, o crescimento é infinito. O desafio de verdade é saber direcionar o crescimento, utilizando as ferramentas de Growth Marketing, lucrando ao máximo e desperdiçando o mínimo possível.

Teste ferramentas diferentes e mais interativas

No Growth Marketing, a venda não começa no momento em que os vendedores recebem o lead, mas no princípio de tudo: na comunicação.

É ela quem vai atrair leads, agrupando-os em uma base de contatos que deve ser qualificada ao ponto de se tornarem clientes fidelizados e promotores da marca.

E isso não é uma novidade.

Na verdade, quando falamos de inbound marketing em geral, falamos de atração de leads.

Então, como aprimorar esse processo aos moldes do mindset de Growth Marketing?

Com inovação, testes e uma boa dose de criatividade.

Potencialize sua captação de leads com ferramentas diferentes do comum (como o campo de assinatura de newsletter ou as landing pages). O segredo é buscar interatividade e informações qualificadas, para que sua equipe possa trabalhar de forma mais rápida em cima da nutrição e venda para o lead.

Uma alternativa é apostar em diferentes formatos de pop-ups, com mecânicas variadas. Como os que ocupam a tela inteira ou que aparecem em algum canto da tela mediante alguma ação do usuário, como clique, intenção de saída ou scroll.

Ainda que bem visíveis, eles não são intrusivos e podem oferecer ofertas valiosas para o prospect, como um material rico ou oferta personalizada (como um cupom de desconto).

Outro exemplo bem pouco utilizado é o quiz!

Um quiz é uma ferramenta bem interativa, divertida e popular. Se usada com criatividade, pode entregar um lead quente, com várias informações relevantes. Além de tudo, o quiz ajuda-o a sanar uma dor temporária.

LTKPIs: Defina objetivos de longo termo

Quando falamos de Growth Marketing, falamos mais do que o crescimento por si só.

Por isso, seu objetivo de aumentar o número de vendas não pode ser o único. Se algo der errado no meio dessa jornada, os riscos da operação se desestabilizar e o foco se perder são altas.

Para equilibrar e estabilizar esse processo, defina LTKPIs (Long Term KPIs, ou objetivos de longo termo) que unifiquem o trabalho dos setores (marketing e vendas). Assim, você vai intensificar os resultados e fortalecerá a busca pelo grande objetivo.

Redução do churn e o aumento da receita são ótimos exemplos de LTKPIs para sua operação.

Lembre-se: no Growth Marketing, o objetivo não é conquistar um ótimo resultado em cima de um único ponto-chave. Mas sim uma série de pequenas vitórias, que o aproximem das metas e promovam o crescimento escalável.

Trabalho em conjunto e focado

Um dos princípios do sucesso é o trabalho em conjunto. Por isso, seguindo o mindset de Growth Marketing, busque unir equipes de marketing,  vendas e sucesso do cliente para potencializar os esforços individuais.

Esse não é um passo simples de se dar, mas necessário em uma cultura de crescimento exponencial e melhores resultados de vendas.

Assim, você irá organizar os times em volta dos mesmos objetivos, incentivando o trabalho em equipe para atingir as metas (da maior aos LTKPIs).

Exemplo na prática: A vantagem de educar antes e vender depois

No mindset de Growth Marketing, há muito espaço para as táticas de automação.

Uma delas pode ser aplicada em ofertas simples, como webinars, para potencializar seus resultados de venda.

O último exemplo prático que vamos explorar não é nenhuma grande novidade, mas mostra o quão eficiente seus canais de vendas podem se tornar quando você busca educar, para então vender.

Ao disponibilizar um webinar em seu blog ou landing page, previamente gravado, você estará oferecendo um conteúdo rico, conduzido por um especialista e cujo tema interessa a sua persona.

A ideia aqui é deixar que o lead veja seu webinar. A partir daí, é tarefa da sua automação ofereça seu produto.

Isso pode ser feito com lead tracking, enviando um e-mail ou inserindo-o em uma trilha de e-mails que o conduzam à compra.

Ou seja, trate de usar e abusar das ferramentas de automação aliadas com o mindset de Growth Marketing, promovendo crescimento escalável ao seu negócio.

E então, entendeu como o mindset de Growth Marketing pode ser aplicado em seu processo de vendas?

Caso queira experimentar a metodologia à fundo e aproveitar de todo potencial do Growth Marketing, converse com nossos especialistas!