Por que integrar growth hacking com inbound marketing?
Publicado em por Shaiene Barbosa como Ativação

O inbound marketing já desponta como uma das principais estratégias de marketing adotada pelas empresas, seja realizada por uma equipe interna ou com a parceria de uma agência especializada.

Abrangente, o inbound marketing ajuda as empresas a criarem valor com conteúdos que educam seus clientes, além de aproximar interessados, levando-os em uma trilha lógica de conhecimento até que se tornem leads e, com sucesso, se convertam em clientes.

O pilar do inbound marketing é o diálogo. Dominá-lo é a garantia de um índice crescente de conversões e de melhores resultados.

No entanto, muitas vezes, esse não é um movimento perpétuo. Empresas não apenas crescem de forma ininterrupta. Na verdade, não é raro que elas enfrentem períodos de estagnação e desencontros de estratégia.

São tantos pontos a analisar que os profissionais de marketing podem ficar confusos. Afinal, como melhorar sua estratégia de inbound marketing? Em quais pontos focar?

Bom, a primeira coisa a se fazer é ter calma. A segunda, é entender que os consumidores, sua forma de comprar e se comportar, as plataformas que usam para isso.

Tudo muda. E de forma constante. É normal que o marketing tenha problemas — na verdade, isso é ótimo para gerar novas soluções.

Mas como?

O importante é entender que, nesse cenário de constantes mudanças, o crescimento não vem acompanhado de uma fórmula. Não basta repetir sem analisar ou melhorar.

É preciso de novas ideias, considerar — e por que não? — percorrer caminhos disruptivos. Quebrar o protocolo e reconstruí-lo, de novo e de novo, em busca de melhores resultados. É preciso de Growth Hacking

 

Continue acompanhando o post para entender:

O que é Growth Marketing?

Quem aplica Growth Hacking?

Como integrar o Growth Hacking ao Inbound Marketing?

Espere aí… O que é Growth Hacking?

De forma bem simples: o melhor amigo do inbound marketing.

E apesar do nome remeter à algo ilícito, garantimos que não é! O termo “hacking” ganhou uma má reputação nesses últimos 20 anos, é verdade, mas de forma nenhuma chega perto do que um growth hacker faz.

O Growth Hacking, como a tradução diz, almeja quebrar o protocolo, encontrar atalhos não explorados, na busca por crescimento. Tudo dentro da lei — mas com um pingo de rebeldia.

Isso porque o Growth Hacking justamente busca sair da caixa e, através de muita análise e conhecimento das ferramentas de marketing, definir ações certeiras para turbinar seu inbound marketing e seus resultados.

O intuito do Growth Hacking é ser um “tempero” para sua estratégia de inbound marketing, complementando a estratégia, reforçando as análises de métricas e sugerindo pontos específicos de melhoria, seja no conteúdo, no SEO, na conversão, na nutrição, nos e-mails ou nas redes sociais.

Enquanto o inbound marketing trata de toda frente prática envolvendo o funil (e seu desenvolvimento), Growth Hacking é uma metodologia que segue um mindset de experimentos e validação de hipóteses,  garantindo a eficácia contínua da sua estratégia, para que ela não emperre e, principalmente, para que continue evoluindo.

Pode ser aplicado de forma pontual para resolver um problema específico, por exemplo, melhorar a taxa de conversão de oportunidade para vendas ou pode ser aplicado constantemente como parte da cultura da empresa.

Quem aplica o Growth Hacking?

Times de marketing, vendas, produto, e sucesso do cliente podem se beneficiar da metodologia de Growth Hacking. Quando se trata de marketing, qualquer especialista tanto de SEO, Mídia Paga, E-mail Marketing, Funis, etc, pode aplicar Growth Hacking.

O importante é ter bastante conhecimento de sua área e das suas ferramentas. Ou seja, qualquer profissional que acompanhe as métricas das ações, e saiba ler e interpretar os dados pode ser um growth hacker.

Além de analista, esse é um profissional com a pegada e criatividade para sair do lugar-comum. É aqui que aquele pingo de rebeldia entra:

O growth hacker precisa ter o ímpeto de dobrar as regras convencionais. Só assim, ele vai criar novas e ousadas formas de agir e buscar o crescimento.

Ele precisa de criatividade para encontrar nos dados uma oportunidade disruptiva, inovadora e personalizada de impulsionar seu crescimento.

Como integrar o Growth Hacking ao Inbound Marketing?

Primeiro de tudo, saiba: Sua estratégia de Inbound Marketing deve incorporar o Growth Hacking. Foi por isso que pulamos o “porquê?” direto para o “como?”.

O Growth Hacking é uma forma de aparar as arestas e completar a solução que o Inbound Marketing oferece.

Agora, é hora de entender como aplicar esse método à sua estratégia. Afinal, como fazer essa integração, definir os objetivos e medir os resultados? O que fazer após isso?

Vamos lá:

1# Pontapé inicial: definir um grande objetivo (porém, possível)

A essência do Growth Hacking está aqui: o foco nos objetivos impactantes e realizáveis. Nada de propostas mirabolantes: é importante querer resultados matadores, mas também é importante manter os pés no chão.

Enquanto o time de inbound marketing se preocupa com o aspecto geral, todas as entregas e métricas, o time de Growth Hacking deve se preocupar com algo mais específico.

Portanto, defina um grande objetivo que possa ser cumprido em um determinado período de tempo. Ele deve ter um efeito marcante sobre o crescimento da sua empresa — e que possa ser mensurado.

2# Mergulhe de cabeça e encontre um objetivo específico

É agora que seu time vai lapidar esse grande objetivo e encontrar um ponto específico para focar. De nada adianta definir que você quer maior captação de leads. Esse desejo é válido e importante, mas não instrui ação alguma.

É preciso maior rigor nessa parte. Realmente investigar a captação de leads:

  • Qual canal, atualmente, é responsável pela maior captação?
  • Qual traz o mais qualificados?
  • E os menos qualificados?
  • Afinal, queremos captar todos os tipos de leads ou apenas um, menos ou mais qualificado?
  • Em qual canal um possível investimento traria mais leads, a um menor preço?

Essas são apenas algumas perguntas para ilustrar este exemplo. Sua análise deve ser profunda e assertiva.

3# Chegou a hora do hack: quais ações tomar?

Quando você especifica os objetivos, o caminho para os hacks se abre.

Quais detalhes devemos mudar para alcançar esse objetivo?

Falamos em detalhes porque, lembre-se, os hacks são pequenas ações ou alterações na estratégia. De um modo simplificado, é agora que definimos quais pauzinhos serão mexidos.

Retomando o exemplo da captação dos leads, algumas ações que poderiam ser hacks:

  • Pop-ups com oferecendo cases ou condições especiais são excelentes para captar novos leads, já interessados no produto/serviço, portanto qualificados!
  • Se o Facebook se mostrar um canal promissor para captar leads de topo de funil, talvez seja hora de potencializar a divulgação por lá.
  • O boca a boca ainda se encaixar em seu negócio? Então que tal criar um esquema de indicações, onde a pessoa que indica e o indicado ganham um desconto ou condição especial? Essa tática pode ser muito eficiente — e barata!

4# Analise as métricas corretas e faça testes

Escolher as métricas corretas é essencial para entender se os seus hacks estão funcionando.

Aqui, o trabalho de analista é o mais importante: entender e interpretar os dados permite um olhar aprofundado dos hacks: o que deu certo, o que não deu certo, o que deu muito certo ou muito errado.

Mas é preciso afunilar esse monte de dados e entender quais deles realmente valem a pena considerar.

Seguindo no exemplo, as métricas que poderiam ser consideradas são:

  • Quais canais mais captaram leads? (Site, redes sociais, anúncios pagos, pesquisa orgânica)
  • Quais estratégias de captação se mostraram eficientes? (CTAs no fim de blog posts, banners no site, Pop-ups no blog, Landing Pages divulgadas em anúncios pagos)
  • Qual canal trouxe leads mais qualificados?
  • Qual canal trouxe leads menos qualificados?

Com dados assim em mãos, o growth hacker tem material suficiente para continuar (melhorar ou reformular) sua estratégia.

Para isso, os testes são fundamentais. Na verdade, não só no inbound marketing como em todo marketing digital, os testes são a alma do sucesso. Como todo cenário está em constante evolução, é necessário testar, para então se ajustar.

Com testes, você consegue aprimorar a experiência e a entrega do seu growth marketing aplicado no inbound. Assim, o entendimento sobre suas personas e suas dores só tende a crescer — assim como seus resultados.

5# Analisar, melhorar e repetir

E como tudo que envolve esse mundão do marketing digital, não basta executar: é preciso analisar e melhorar para então… Repetir tudo de novo. Analisar, aprender e melhorar. Esse é o mantra.

O Growth Hacking é um método para alavancar resultados dos negócios, atualmente mais disseminado na cultura dos times de marketing, um mindset que incentiva  as mudanças.

O Growth Hacking não tem um ponto final, porque o crescimento da sua empresa e marca não tem ponto final.

Nas plataformas digitais, o potencial é infinito, mas o cenário é sempre diferente: novas formas de comprar, novas formas de interagir.

Tudo isso se renova, e sua estratégia de Growth Hacking em conjunto com o Inbound Marketing também deve se renovar.

Conclusão

O Growth Hacking pode ser implementado como um braço do Inbound Marketing: uma forma de organizar as etapas e especificar objetivos. Tudo em busca do crescimento contínuo e de uma estratégia não infalível, mas perfeitamente adaptável.

E neste contexto, adaptar é sair do senso comum e explorar outras formas de ser bem-sucedido.

Algo que muitas empresas enfrentam é a inércia; atingir um ponto em sua estratégia que parece prendê-la no mesmo lugar. Encontrar um jeito de sair é difícil, pois nada a ser estudado parece trazer novas ideias.

É por isso que o Growth Hacking vale à pena.

Através dele, é possível instigar a equipe em uma direção inovadora e que realmente procure soluções disruptivas.

Não é o acaso, é a criatividade. Com ele, seu marketing contorna cada novo problema, se atualizando e agregando novas experiências em busca de crescimento constante.

Você já conhecia todos estes detalhes sobre a integração do Inbound com o Growth Hacking? Ficou alguma dúvida?Estamos à disposição para conversar mais sobre o assunto e te ajudar a atingir seus resultados.