Quem se preocupa com otimização SEO na estratégia digital provavelmente já ouviu a seguinte frase: “a segunda página do Google é o melhor lugar para se esconder um corpo”. Essa frase exemplifica um problema que muitas empresas vivem: falta de tráfego ocasionada por mal posicionamento das palavras-chave nas SERPs (Search Engine Results Pages) do Google.
Essas empresas precisam organizar, para ontem, as palavras-chave de seu site.
A lógica é simples: não adianta o site ser responsivo, com informações claras, CTAs persuasivos, um design maravilhoso e produtos irresistíveis, se o usuário não consegue encontrá-lo. Sem acessos, o número de visitas cai e começa um sério problema de aquisição de tráfego em sua estratégia.
Caso queira resolver o problema e entender o que gera essa falta de tráfego - capaz de abalar o número de visitas -, é preciso fazer um questionamento: será que você está focando apenas na otimização de SEO dos conteúdos e deixando de lado a otimização das palavras-chave de site nas páginas e menus?
Caso a resposta seja sim, temos que alertar: seu negócio está perdendo oportunidades, visitas, conversão, vendas e dinheiro.
Para ajudá-lo a reverter essa situação e a voltar ao ritmo de crescimento no tráfego do site, atraindo cada vez mais visitantes, vamos passar algumas dicas de otimização das palavras-chave de site voltadas para as páginas.
No texto abaixo, falaremos sobre três técnicas para gerar essas palavras-chave e acelerar a otimização como um todo, e não apenas no blog!
Vale ressaltar um ponto super importante antes das dicas: você precisa conhecer muito bem o seu público alvo. Busque entender o máximo que puder sobre suas principais dores e objeções.
Dessa forma, você conseguirá “se antecipar” e definir as palavras-chave para o seu site que correspondam às necessidades das suas personas e que estejam relacionadas a forma como elas pesquisariam na internet em busca de soluções.
Antes de começar a implementar as dicas, pare e pesquise o máximo sobre e para quem você está gerando essa otimização de página no site.
Isso não apenas garantirá um melhor aproveitamento do seu tempo, como tornará sua estratégia mais focada e alinhada ao que seu potencial cliente precisa.
O resultado: geração de tráfego para seu site.
Para começar, você precisa analisar se as páginas já têm palavra-chave. Caso a resposta seja não, será necessário estruturar textos e imagens que se alinhem com as palavras-chave do site. Mas, se a resposta for sim, é hora de analisar se elas realmente fazem sentido.
Se no seu site tiverem poucas palavras-chave, prefira usar palavras complementares para otimizar sua estratégia de SEO.
Por exemplo, vamos supor que você tenha um e-commerce que aluga diversos tipos de veículos para pessoas físicas e jurídicas.
Além da otimização do conteúdo do seu blog, poderá otimizar algumas de suas páginas principais, como:
Mas como otimizar todas essas páginas sem parecer redundante e repetitivo?
Simples, utilize palavras diferentes, porém, com o mesmo significado.
Por exemplo, supondo que você utilize a palavra-chave “aluguel de automóvel” na sua home e não queira repeti-la em sua página de produtos.
Você pode substituir essa palavra-chave por “aluguel de veículos”, ou de repente, “aluguel de carros”.
A ideia é sempre criar palavras-chave similares. Dessa forma, você diz para os bots - os robôs do Google que escaneiam e posicionam a sua página - que todas aquelas palavras-chave do site contemplam os seus serviços e produtos. Isso é ótimo em termos de SEO e, consequentemente, para a geração de tráfego!
Os títulos e as descrições meta são partes essenciais do seu conteúdo. Eles são os primeiros pedaços de informação com que o usuário vai interagir e, além disso, são as primeiras partes do conteúdo que o Google vai escanear.
Repetir as mesmas meta-descrições ou títulos em conteúdos diferentes é tirar a relevância e a autenticidade daquele conteúdo. Nem você, nem o Google podem considerar isso positivo.
Dê uma olhada no seu site e vasculhe por títulos iguais, sempre mudando para algo novo e autêntico e, é claro, com a palavra-chave que queira indexar naquela página. Se eles forem apenas similares, use a criatividade e crie títulos que tornem aquele conteúdo único.
Esse tipo de ação te beneficiará de duas formas:
Você pode utilizar uma, duas ou até três palavras-chave similares na sua página principal, mas não cometa o erro de colocar todas as palavras que conseguir.
Encher a sua homepage com todas as palavras-chave possíveis pode ser algo negativo. O Google pode puni-lo por esse tipo de ação, além de, provavelmente, todas essas palavras não fazerem sentido nos seus textos de home.
Sempre tente diversificar e dividir pelo máximo de páginas possíveis. Isso fará com que a relevância passe de uma página à outra e o seu site se torne equilibrado com todas as palavras-chave da estratégia espalhadas.
A maioria das empresas, principalmente as que estão implementando a sua primeira estratégia de SEO, tendem a repetir uma mesma palavra-chave relevante em várias páginas.
A lógica que essas empresas parecem seguir é que a repetição trará mais relevância para o site.
Isso, em partes, é verdade. Se você repetir o mesmo termo, com palavras diferentes, como vimos na primeira dica, conseguirá mais tráfego.
Agora, repetir excessivamente a mesma palavra-chave pode ocasionar uma penalidade do próprio Google, além de não acrescentar nenhum valor para o conteúdo. Tente manter uma regra de uma, no máximo duas palavras-chave por página.
Se você tiver dezenas de outras palavras-chave de site que pretende implementar, ótimo, crie mais páginas com conteúdo relevante para inseri-las.
Lembre-se: quanto mais páginas com valor, mais tráfego gerado e visitas acontecerão!
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