Sempre que pensamos em montar nossas estratégias de Comunicação e Marketing paira uma dúvida sobre como calcular o ROI de marketing corretamente.
Muitos profissionais da área se confundem na hora de fazer esse cálculo e empacam quando têm que mostrar os resultados completos de sua estratégia porque não conseguem resolver a equação: quanto será gasto pela empresa X quanto está retornando em lucro.
Porém, existem formas e metodologias específicas para fazer esse cálculo de forma fácil e prática. Isso garante um controle maior para quem precisa montar a sua estratégia e uma apresentação clara com todos os dados e resultados atingidos.
Por isso, escrevemos esse post sobre a importância do ROI na estratégia de marketing. Nós também explicamos como realizar os cálculos necessários para chegar a porcentagem correta de receita e como apresentar esses dados de uma forma micro e macro.
Mas antes de irmos a fundo no tema, que tal “começar do começo” e entender os objetivos do cálculo do ROI? Vamos lá!
Uma estratégia de marketing - seja digital ou offline - pode utilizar diversos canais. O que muda um pouco de canal para canal - como de um anúncio do Facebook para um anúncio de rádio, por exemplo - é o retorno sobre o investimento, ou ROI.
Esse indicador, que é extremamente importante para as empresas, identifica quais estratégias e canais de marketing e publicidade entregam resultados melhores, além de mensurar o desempenho em relação ao investimento realizado.
Dessa forma, é possível enxergar quanto se gastou, calcular o lucro e obter o ROI.
Porém, a importância desse indicador é bem maior do que apenas um acompanhamento. Vamos exemplificar para deixar claro.
Supondo que você utilize apenas meios digitais (marketing digital) e tenha investimentos em 3 mídias sociais diferentes (Facebook, Instagram e Linkedin).
Nesse exemplo, você investe R$ 250 em cada uma das mídias, gerando um valor de R$ 750 mensais.
Analisando esses dados, responda rapidamente: uma vez que todos os investimentos são iguais, não seria válido encerrar ou reduzir drasticamente os investimentos no Facebook e no Instagram, aumentando o do LinkedIn em 200%?
Será que com esse redirecionamento seria possível aumentar de 15 para 45 a geração de negócios? Provavelmente, sim.
Bem, de qualquer forma, valeria um teste. E esse teste só aconteceria porque existiu um cálculo de ROI executado entre as 3 mídias e os investimentos realizados em cada uma delas.
O ROI não é apenas um acompanhamento, mas também um indicador game-changer na sua estratégia de marketing, o que nos leva para o próximo ponto.
Não existe muito mistério na hora de calcular o ROI de marketing da sua estratégia. Porém, como o marketing tem muitos canais, é sempre bom olharmos o ROI de uma forma micro e macro.
A forma micro seria qual o ROI dos investimentos por canal, a forma macro seria qual canal gera melhores resultados.
Exemplo: você pode ter mais de uma campanha rodando no Instagram ao mesmo tempo. É necessário um cálculo do ROI para entender qual campanha está funcionando melhor.
Ao mesmo tempo, você pode ter várias campanhas também no LinkedIn.
Dessa forma, também é necessário um cálculo de ROI para saber qual campanha está com uma performance melhor entre LinkedIn e Instagram.
Abaixo veremos um passo a passo para ajudar no cálculo e como descobrir que canal (investimento) tem uma performance melhor.
Se você calcular tudo junto, os números confundirão e você não conseguirá ver o quanto está lucrando em cada canal. Por isso, antes de começar qualquer fórmula, é importante separar os canais. Você precisará medir não somente qual canal está dando certo, como qual estratégia - investimento em redes sociais - está com a melhor performance.
A fórmula do ROI é bem simples: Receita – Custo / Custo X 100 = Porcentagem do ROI.
Em um exemplo prático, vamos supor que você tenha investido R$100 em ads no Facebook.
Vamos supor que tenha sido uma campanha ótima e que obteve uma receita de R$ 1 mil no seu investimento. Como calcular o ROI em porcentagem, então?
Simples: receita (R$1.000) – Custo (R$100) / Custo (R$100) X 100 = 900%.
Você obteve 900% de lucro, ou seja, retorno sobre o investimento, em sua campanha.
Agora que você sabe como calcular o ROI e entende a importância desse cálculo, é hora de realizar um comparativo entre todas as mídias que utiliza no momento.
Monte algo assim:
Nesse comparativo hipotético, os canais que entregam mais resultado são as redes sociais. Viu como um comparativo rápido pode dar uma visão clara sobre o que está otimizado na sua estratégia e o que precisa ser cortado? Por isso, é sempre bom ressaltar que para calcular o ROI da sua estratégia de marketing você precisa ficar de olho nos resultados.
Não deixe apenas para “acompanhar” esses números. Mexa e mova a sua estratégia em direção ao que realmente está entregando resultado. Isso gera economia e ajuda na escolha dos melhores investimentos para o seu plano de marketing.
Agora que você sabe como calcular o ROI de marketing das suas estratégias, com certeza ficará mais fácil escolher seus investimentos e a forma como tratará a sua estratégia de marketing, seja digital ou offline.
Esperamos que você utilize essa fórmula mais vezes e, caso não memorize, sem problemas, salve a nossa página na sua aba de FAVORITOS e dê uma olhadinha nos exemplos sempre que necessário. ;)