Aprenda com esse mini-guia, os principais passos para construir as buyer personas que representam seus clientes ideais.
O que torna o Marketing Digital tão efetivo? É o conteúdo? Afinal, empresas que se destacam na nutrição dos leads costumam vender 50% a mais que as outras, com um custo 33% menor.
Na verdade, a resposta está na raiz da estratégia: tudo depende do quanto sua empresa conhece suas buyer personas.
Essencial para as estratégias como Inbound e Content Marketing, as buyer personas são as protagonistas, a quem se direciona cada ação da sua empresa. Ou seja, são bem importantes.
Essa relevância tende a ser cada vez maior, especialmente com a chegada da Transformação Digital nos ambientes corporativos de todo o mundo.
O movimento prevê uma mudança na forma com que as empresas lidam com todo o ecossistema (aplicações, recursos, ambientes) digital.
E não afirmamos isso da boca para fora: segundo a Seagate, mais da metade dos CEOs entrevistados pretende investir em estratégias que reforcem sua presença digital.
Neste caso, o intuito dos executivos é melhorar aspectos como a experiência do cliente, que é um dos principais focos da Transformação Digital — e depende muito do conhecimento que as empresas possuem das suas buyer personas.
Para se destacar no mercado e entrar de vez na corrida contra a concorrência, você deve conhecer o seu cliente ideal e ter todos os seus detalhes por escrito. Nada de perfis simples e sem profundidade.
Estruturar as buyer personas não é uma tarefa exatamente simples, mas também não é um bicho de sete cabeças.
Ela pode ser bem divertida, mas é preciso ficar atento aos dados para construir um personagem que se encaixe no perfil do influenciador e do tomador de decisão que sua empresa busca atingir.
Neste blogpost, você vai aprender como criar as buyer personas do seu negócio e aprimorar suas estratégias.
Antes de tudo, é preciso saber quem faz essa estruturação.
No melhor dos cenários essa construção conta com a cooperação do time de Marketing, Vendas, Atendimento e muitas vezes até de Produto.
É necessário entender que a estruturação do perfil significa a sintonização daquilo que todos, em todas as pontas do negócio, entendem ser o perfil do influenciador e tomador de decisão.
Mas se as personas do seu negócio já foram traçadas e mesmo assim os leads gerados não tem fit com o produto/serviço que oferece.
Recomendo fortemente a avaliação de profissionais especializados em Growth Marketing, para fazer uma revisão, baseando-se em dados.
Desta forma, estratégias como geração de leads qualificados e marketing de conteúdo, por exemplo, tornam-se mais eficientes.
Com o auxílio da expertise de um profissional de growth, você finaliza o processo sem arestas e com uma descrição assertiva do seu cliente ideal.
No entanto, é possível conduzir essa jornada internamente.
Como mencionei acima, várias pessoas podem participar do processo de estruturação das buyer personas.
Em geral, se reúnem o gestor do negócio, o gerente de marketing, de vendas, atendimento e até mesmo o gerente de produto.
Antes de iniciar o processo, busque afunilar os dados respondendo a algumas perguntas. Uma ideia é entrevistar seus próprios clientes em busca de esclarecimentos.
Afinal, nada melhor que eles para te ajudarem a definir o perfil mais aproximado do tomador de decisão que compra da sua empresa.
Essas respostas já devem elucidar alguns pontos gerais sobre suas buyer personas.
A partir daqui, começa-se a estruturação de fato, confira os passos:
Procure começar pelos dados mais simples sobre suas buyer personas, como:
# Gênero?
# Idade?
# Onde mora?
# Onde trabalha?
# Qual cargo ocupa?
# É decisor ou influenciador?
# Qual seu nível de educação?
# Quais os aspectos mais marcantes de sua personalidade?
Você também pode definir um nome para suas buyer personas. O objetivo é criar um personagem fictício.
Nesta etapa, muito mais que dados concretos, você e seu time devem desvendar alguns detalhes que descrevam mais sobre os sentimentos, objetivos e comportamentos da persona. Entenda:
# Como é o seu dia a dia?
# Quais informações ele consome em seu dia a dia?
# Quais seus canais e formatos preferidos de conteúdo?
# Quais seus principais valores como profissional?
# Quais seus objetivos pessoais?
# Quais seus objetivos profissionais?
# Como consumidor, quais suas dores?
# Como a nossa solução pode ajudá-lo a alcançar esses objetivos?
O questionário dependerá do seu tipo de negócio.
Cada vez mais, comportamentos ditam a forma de consumir. Não há como negar, as pessoas compram por impulso, especialmente no Brasil.
Criar o próprio Mapa de Empatia da persona d seu negócio é uma ótima alternativa. Entender as arestas que definem o comportamento das suas buyer personas é um potencializador para sua estratégia de Growth Marketing .
Mapear os detalhes de personalidade da persona é bem simples. Confira abaixo o modelo de mapa para complementar o documento descritivo de suas personas.
[caption id="attachment_910" align="aligncenter" width="647"] Mapa de Empatia desenvolvido pela Growth Office[/caption]
Durante todo processo, lembre-se de colher opiniões de todos do grupo responsável pela estruturação das buyer personas. Por fim, a validação deve selar tudo, revisando e finalizando o documento.
Após todas as etapas concluídas, você terá em mãos os perfis das pessoas mais relevantes para sua estratégia de negócio.
Toda as ações de marketing e vendas devem ser pautadas no perfil das personas.
Seja no planejamento de conteúdos para blog e redes sociais, as copys para anúncios, landing pages, emails de nutrição e até mesmo os textos do seu site. É fundamental que a comunicação do seu negócio esteja direcionada para seu cliente ideal.
E então, que tal começar a estruturar suas buyer personas agora mesmo e impactar as pessoas certas para comprar seu produto/serviço?
Acredito que essas dicas, além de serem práticas e aplicáveis, ajudem a organizar o seu processo de criação.
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