Como estruturar um time de growth marketing?

Entenda quais são profissionais indicados para compor seu time de Growth Marketing!

A eficiência de metodologias como o Growth Marketing está estimulando cada vez mais empresas a aprenderem seus métodos para aplicá-los ao próprio negócio. E, muito embora seja um movimento ousado e pioneiro, colher todos os resultados vai muito além de compreender a teoria.

Em essência, o Growth Marketing pode ser entendido como uma forma de promover crescimento exponencial e escalável para sua empresa, integrando os processos de marketing, vendas e sucesso do cliente, com um mindset de growth hacking.

Ao contrário do método tradicional, o Growth Marketing trabalha com mais que apenas 3 fases do seu funil, considerando: awereness, ativação, retenção, monetização e indicação. Além disso, não é raro ver ações de Upselling e Cross Selling compondo alguns funis.

Com foco em inovação e um modus-operandi que atua sob a premissa da experimentação e análise constantes, o Growth Marketing é uma metodologia apoiada em dados e com um enorme potencial disruptivo.

Em seu processo, a equipe se encarrega de testar estratégias de crescimento. O foco é claro: aquisição, aumento de receitas e a retenção dos clientes.

Adotar o Growth Marketing em sua empresa é um passo importante para a evolução dos seus resultados e da otimização de seus processos. No entanto, se você realmente quer aproveitar de todos os benefícios dessa estratégia, é essencial contar com a equipe certa.

Quais profissionais são necessários em meu time de Growth Marketing?

Enquanto o Marketing tradicional aproveita apenas de uma competência (a comunicação), o Growth Marketing busca expandir o leque, utilizando essa e outras competências, como: a análise, a lógica de programação e a experimentação.

Assim, entende-se que o viés estratégico dessa metodologia vai muito além das práticas reconhecidas no mercado, mas abraça também um método quase científico, baseado em muitas hipóteses e testes.

Com isso, é possível mensurar seu potencial aproximado, considerando resultados possíveis e potencial de escalabilidade.

Ou seja, o seu time de Growth Marketing não será como qualquer outro.

São necessárias habilidades e conhecimentos muito específicos e que, em conjunto, criam um ecossistema que fomente o crescimento escalável, o foco na retenção de clientes e a melhora dos resultados.

A coluna vertebral de um time de Growth Marketing

Sabemos que nenhuma operação é a mesma. Porém, alguns profissionais são essenciais em todo setor de Growth Marketing por levarem adiante a aplicação dos conceitos estratégicos da metodologia.

# CGO (Chief Growth Officer)

Este é o diretor do departamento. O responsável por direcionar as ações do setor e mensurar os resultados conquistados (em uma escala maior, como o retorno financeiro, por exemplo).

Em geral, é considerado um gestor financeiro, direcionando os recursos e saídas.

Sua expertise com Growth Hacking e Marketing deve ser aprofundada, para que guie e motive o time em busca dos resultados.

# Desenvolvedor Full Stack ou Engenheiro de Softwares 

É quem deve ter máximo conhecimento sobre várias linguagens de programação, para servir às necessidades do time com a criação de aplicativos e ferramentas digitais úteis à estratégia.

Este profissional deve ter qualidades bem específicas, como conhecimento dos processos de Growth Marketing. O desenvolvedor deve ser flexível e ágil, capaz de realizar testes e conduzir as experimentações necessárias.

# Growth Hacker

Seu Growth Hacker deve ser o responsável por unir tanto o lado estratégico, como o visionário. A função desse profissional é, a todo momento, questionar os rumos do marketing:

Por que estamos agindo desse jeito?”, “Quais seriam os resultados se fizemos uma mudança?”.

É ele quem vai identificar oportunidades, além de criar e propor ações inovadoras para a equipe. Será um dos principais responsáveis por mensurar os impactos dessas ações em relação com os objetivos da empresa.

# Especialista em Conteúdo

O conteúdo deve ser um dos estandartes do seu Marketing se você quiser prosperar nos mecanismos de pesquisa e fortalecer sua relevância digital.

O Especialista em Conteúdo é quem vai criar as pautas (baseadas em muita pesquisa e contando com os inputs das análises feitas pelo resto time), coordenar a produção, realizar as postagens e, claro, também acompanhar de perto os resultados.

Além disso, é ele quem vai garantir que a linguagem de todos os conteúdos esteja alinhada com os objetivos da empresa. Sua expertise também é necessária para entender quais tipos de conteúdo mais trarão resultados esperados (awareness, conversão, etc), alocando corretamente os recursos.

# Analista de Dados

Esse profissional não poderia faltar.

O Analista de Dados é quem está à frente dos números. É sua responsabilidade dizer se as táticas do time estão (ou não) indo de encontro com os objetivos definidos.

Ele deve dominar várias (e saber quais as melhores) ferramentas de aquisição online e apresentar grande capacidade analítica para retirar os melhores insights do montante de dados capturados.

Outros profissionais que podem compor o Growth Marketing

Começamos o tópico anterior admitindo que nenhuma operação é igual. E é a pura verdade. Por isso, deve ser de comum entendimento que o setor de Growth Marketing reflita suas necessidades e capacidades.

Assim, se necessário, seu time pode ser composto por outros profissionais, como:

# Analista Quantitativo

Esse profissional tem raíz no mercado financeiro e estatístico. Sua função é atuar em cima da gestão financeira, prevendo riscos e direcionando investimentos através de análise.

# UX Designer

Muito dos conceitos do Growth Marketing também têm como base a experiência de usuário. Por isso, contar com um UX Designer pode ser essencial.

Esse profissional vai trabalhar lado a lado com o engenheiro ou desenvolvedor, auxiliando na estruturação de sistemas e soluções de fácil uso e que inspirem a conversão.

Como e quando montar um time de Growth Marketing?

O Growth Marketing é uma estratégia que pode se adequar melhor às necessidades de uma empresa, do que de outras. Normalmente, negócios disruptivos e com grande potencial escalável são perfeitos para sua aplicação.

Ainda assim, quando ele é necessário? Para responder essa pergunta, você deve entender sua empresa.

Mergulhe em sua operação, mapeie e compreenda os pontos fortes e também os fracos. Assim, você saberá quais desafios devem ser superados em busca de melhores resultados e maior crescimento.

O Growth Marketing não se trata apenas de realizar experimentos por livre e espontânea vontade. Executá-lo é um esforço que envolve conhecer e se comunicar com seus clientes para entender seus gargalos — e como consertá-los.

O intuito é promover o maior impacto possível na sua operação — e no setor de Marketing —  consumindo o mínimo de recursos possível, tornando todo processo enxuto e à prova de falhas.

Se você tiver esse mindset, você saberá quais os componentes necessário para montar o time.

Por fim, claro, não é necessário contratar toda uma equipe nova. Isso custaria bastante e, provavelmente, levaria muito tempo. Ao contrário, procure identificar quais colaboradores atuais possuem características e habilidades que os qualificariam para o novo time e trabalhe nessa transição

Alternativamente você também pode contar com uma equipe de MPO (Marketing Process Outsourcing), ou seja terceirizar sua equipe de Growth Marketing com a ajuda de empresas especializadas como a Growth Office, por exemplo. Além de reduzir custos, você tem a certeza de ter um time de especialistas trabalhando para o sucesso do seu negócio.

Assim, sua estratégia de Growth Marketing começará a tomar forma — e entregará resultados incríveis!

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