A boa gestão dos projetos de marketing tem algumas características inconfundíveis: entregas rápidas e eficientes, poucos erros e máxima eficiência.
Chegar nesse patamar, é claro, pode ser bem difícil. Por isso, muitas empresas adotam os métodos ágeis.
Os métodos ágeis são uma resposta aos projetos emperrados por falta de organização nos seus processos. Entenda como aplicá-los em seu negócio!
A forma com que os gestores estabelecem os processos a serem seguidos dentro de um projeto dita não apenas o ritmo de trabalho, mas a qualidade do resultado final.
Como no Marketing tudo evolui e se desenvolve em um piscar de olhos, ficar preso a processos ultrapassados pode ser prejudicial ao setor.
E como sabemos, um erro não acontece e se vai sozinho. Na verdade, é comum observar um efeito dominó, com uma falha levando a outra, arruinando todo o projeto.
O resultado dessa desorganização na gestão de projetos de marketing, portanto, pode causar caro ao bolso e à reputação de toda empresa.
Ou seja, o desafio claramente é desenvolver uma rotina execuções produtiva, com uma sequência de processos eficiente. Só assim, em pouco tempo, é possível ter em mãos um projeto de marketing robusto e que dê resultados de verdade.
Qual a resposta mais clara?
A adoção de métodos ágeis que potencializem a produtividade da equipe, promovendo a inovação, o uso de novas tecnologias e o alinhamento com as evoluções do mercado.
A abordagem do Agile Marketing é efetiva por isso. É incremental, iterativa, baseada em processos empíricos. Um projeto não é apenas um grande projeto ou um único resultado final, mas uma sucessão de pequenos problemas que a equipe deve resolver.
Ainda assim, os métodos ágeis não possuem um único padrão. Na verdade, uma série de diferentes frameworks são utilizados em diferentes empresas. Cada uma com diferenças essenciais na forma de conduzir os projeto, mas com o mesmo objetivo:
Realizar o dobro do trabalho, na metade do tempo.
Chegou a hora de conhecer os principais frameworks que compõem os métodos ágeis de empresas por todo mundo. Confira!
Recomendado para projetos de marketing com entrega urgente, pois o nível de organização é alto.
Ou seja, a equipe planeja toda a execução do trabalho previamente, definindo os sprints (ciclos de trabalho). Ao final de cada sprint, a equipe se reúne novamente para avaliar os resultados e sugerir melhorias. Só depois disso inicia-se o próximo sprint.
No Scrum, é recomendável que um representante do cliente esteja presente. Afinal, é necessário alguém com conhecimento aprofundado do cliente e das prioridades para ajudar a definir o melhor planejamento.
Outro dos métodos ágeis mais conhecidos é o Kanban, que prioriza a organização de tarefas e visualização do fluxo de trabalho.
Primeiro, desenvolve-se uma lista de pendências para o projeto, dividindo-as as tarefas em cards (usando post-its, geralmente). Então, utiliza-se um quadro com três colunas para medir o WIP (Work In Progress):
“Para fazer”, “Fazendo”, “Concluído”.
O objetivo é mover as tarefas de uma coluna para a outra no menor tempo possível.
Por isso, no Kanban o fluxo de trabalho é limitado. Um funcionário não pode, por exemplo, ter 3 tarefas na coluna “Fazendo”. Se o gestor quer que ele inicie outra, precisa auxiliá-lo na conclusão das primeiras.
Um exemplo prático de Kanban é o Trello, aplicativo de organização de projetos que permite essa organização.
Outra alternativa é o Scrumban, uma mistura do Scrum com o Kanban. Nesse método ágil, o processo é definido como no Kanban, mas o trabalho é executado em sprints em vez de tarefa por tarefa.
O XP é muito relacionado à rotina de programação (por isso o nome), mas pode ser aplicado em projetos de marketing.
É baseado em três pilares: agilidade no desenvolvimento, economia dos recursos e qualidade do entrega final. Portanto, busca simplificar a execução e segmentar todo processo de entregas. Normalmente, o trabalho é executado por duplas.
O XP possui uma característica interessante: o planejamento pode ser desenvolvido por meio de metáforas. No Marketing isso se aplica bem, já que é possível aliar o storytelling para tornar a equipe mais engajada em criar as soluções juntas.
É o método ágil mais pé no chão de todos, que busca atingir objetivos realistas e possíveis para sua empresa. É baseado no seguinte esquema:
Dessa forma, você consegue aliar organização e agilidade na conclusão dos processos e na entrega de projetos de marketing eficientes.
Agora que você conhece mais a fundo alguns dos frameworks, é preciso entender como se preparar para implementar os métodos ágeis em sua empresa.
Afinal, não basta apenas escolher um à dedo e decidir moldar todo seu processo em volta dele. É necessário um esforço estratégico e operacional para isso. Em toda empresa, deve-se entender que os métodos ágeis exigem uma série de alinhamentos, como:
Além disso, procure fazer uma análise SWOT em seu setor de Marketing. Com ela, você identifica Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças ao Marketing. Isso lhe dá mais material para montar um novo e completo planejamento estratégico.
Assim, poderá apontar com maior precisão quais as melhorias a serem feitas — e, portanto, qual framework mais se encaixará nos seus futuros projetos.
Uma forma incrível de complementar os métodos ágeis é utilizando o growth marketing na execução dos seus processos.
Ou seja, além da abordagem que preza pela agilidade nas entregas, o Growth Marketing fortalece seu lado estratégico por propor uma atuação data-driven.
Com o Growth Marketing, a análise de dados em busca de direções é intensa, em busca de um crescimento escalável dos resultados.
Se aplicada em união com os métodos ágeis, pode revolucionar seu setor de Marketing e os projetos futuros!
E aí, entendeu como aplicar os métodos ágeis na sua empresa? Potencializá-los com o Growth Marketing é uma aposta certeira, que pode transformar não apenas seu setor, mas sua empresa.
Experimente a metodologia a fundo em seu negócio, converse com um de nossos especialistas!