Qualquer profissional de marketing sabe que é necessário entender e descobrir como influenciar a mente do consumidor e trazê-lo para perto das suas ativações, experiências e produtos.
Com o avanço de áreas como neurologia, psicologia e antropologia de consumo, o marketing conseguiu extrair informações e metodologias que, aplicadas corretamente, podem ajudar empresas a entender e lidar com o consumidor.
A boa notícia para o seu negócio é que, com esse avanço, agora, é totalmente possível prever certos aspectos do comportamento do seu cliente e fazer sua empresa se destacar e melhorar a comunicação com ele.
Sua empresa busca formas de aumentar as vendas ou criar novos produtos para chamar atenção dos clientes? Então, a leitura desse post é indicada para você.
Nesse artigo, você entenderá como influenciar a mente do consumidor com técnicas de neuromarketing e diversos gatilhos mentais que podem ser usados quando e onde precisar.
Existem diversas etapas em um planejamento de marketing, como a ativação e o relacionamento com o cliente, por exemplo. Todas essas etapas são marcadas por contatos da empresa com o cliente.
Por exemplo, uma marca que cria uma campanha de relacionamento para trabalhar a sua base de CRM (Customer Relationship Management) precisará entrar em contato com os seus clientes, oferecendo descontos ou outros benefícios em troca de alguma ação ou informação específica.
O exemplo serve para ilustrar que a maioria das ações de marketing envolvem algum tipo de troca. Seja de informações ou ações, sempre precisamos que o cliente faça algo.
E é aí que entra o neuromarketing. Ele é o responsável nessa estratégia por gerar escolhas conscientes e inconscientes de consumo, ou desejos.
Todas as escolhas que fazemos conscientemente são reguladas por impulsos inconscientes. Isso ocorre quando preferimos comprar de uma marca específica e também quando decidimos onde almoçar.
Funciona assim: algo aperta o gatilho e gera um desejo inconsciente. Esse desejo se manifesta conscientemente e pronto, quando você vê está tomando café dentro daquela cafeteria mundialmente conhecida.
O neuromarketing ajuda a apertar esse gatilho.
Mais do que isso, ele aponta onde o gatilho está e como deve ser apertado para gerar uma ação específica quantas vezes a marca desejar.
Quando alinhamos ciência e marketing, geramos previsibilidade. E, quando falamos em previsibilidade, entendemos que é possível antever o comportamento do consumidor, o que ajuda no posicionamento da marca e do seu negócio.
Imagine que você possa escolher uma cor específica para um produto e fazer o seu cliente ter um desejo maior por ele apenas pela escolha dessa cor?
Isso é totalmente possível e, abaixo, você verá esses e outros exemplos mostrando que a ciência pode ajudar empresas a vender mais por meio do neuromarketing e da psicologia.
A persuasão é uma ferramenta usada desde os primórdios pelo Marketing. Persuadir não significa, necessariamente, forçar uma compra, mas produzir um estímulo. É aí que os gatilhos mentais entram.
Talvez você não saiba, mas os gatilhos mentais são mensagens que falam diretamente com nosso instinto, seja na área emocional ou psicológica. Todos estamos sujeitos ao seu poder.
Esses gatilhos podem ajudar, por exemplo, na hora de gerar uma promoção ou um desconto especial. Utilizar o gatilho de escassez, onde a marca deixa claro que aqueles produtos são as últimas unidades em estoque, funciona muito bem.
Mas, por quê?
Esse tipo de gatilho funciona, pois, o cérebro humano está programado para não gastar muita energia, então, quanto menor for o esforço para tomar uma decisão, melhor. Por isso, que os gatilhos mentais funcionam muito bem.
Quando alguma ação deixa claro que o cliente está “perdendo uma grande oportunidade e que as últimas unidades acabarão logo” algo apita dentro de nós e o gatilho da escassez é ativado. Apesar de termos evoluído, o nosso cérebro ainda pensa no modus operandi de dor-recompensa.
A curiosidade despertou e quer descobrir como utilizar os gatilhos mentais nos seus stories e campanhas de e-mail marketing, por exemplo? Então visite esse post.
Você com certeza já entrou em uma loja daquela franquias de fast-food mundialmente conhecida que tem um palhaço como representante oficial, certo?
Você sabia que as cores vermelho e amarelo, utilizadas na grande maioria das comunicações de promoção e produto, são originalmente cores que desencadeiam fome e desejo?
Não é por coincidência que elas são as mais utilizadas no mundo todo por empresas do ramo alimentício. A psicologia das cores estuda o efeito delas nas pessoas em relação a diversos sentidos, não apenas o de consumo.
Pode parecer algo mais abstrato do que real, porém, imagine que você escolhe uma cor que é tipicamente vista como “calma” para o seu novo produto de bebida energética? Algo não vai encaixar, certo?
Se colocarmos essa mesma lógica no ambiente do Marketing Digital, também será mais fácil fazer escolhas assertivas.
Consegue imaginar a elaboração de um infográfico de materiais odontológicos sem utilizar cores que passam sensação de limpeza, calma ou organização?
Para entender mais sobre a psicologia das cores e como ela pode alterar a sua relação com o cliente, leia esse post que explica a representação das cores.
Ok, talvez você esteja com curiosidade e queira testar o neuromarketing e outras técnicas para influenciar a mente do consumidor do seu negócio agora mesmo. Perfeito! Abaixo, elencamos algumas dicas que podem ser implementadas desde já.
#1 – Simplifique a sua comunicação – Evite uma comunicação com muito texto ou com preços difíceis de serem entendidos. Lembre-se: mais é menos. Por exemplo, se você for anunciar um micro-ondas na sua nova loja online, não fale de todas as especificações técnicas. “Não me faça pensar!” - diz o seu cérebro.
Escreve apenas: MEGA SALDÃO - Olha o gatilho mental aqui - com os melhores micro-ondas do mercado. Preços a partir de R$ 400. Não perca! - Opa, outro gatilho.
Dessa forma você simplificou o preço, gerou dois gatilhos mentais e anunciou a sua promoção em apenas 2 frases.
#2 – O Storytelling é sempre necessário – A era do marketing onde você oferecia o seu produto de qualquer forma passou. Agora você precisa envolver o seu potencial cliente e uma das formas de fazer isso é criar uma história capaz de motivá-lo para a compra.
Toda vez que for gerar um e-mail marketing, um blog post ou até mesmo um pequeno anúncio em algum site, gere uma história. Conte algo sobre o seu produto, sobre a sua marca ou sobre você.
Utilize dados reais, não minta, nunca. Com a era da informação ficou cada vez mais fácil descobrir se um fato é verídico ou não. Mentir para o seu potencial cliente vai gerar uma imagem negativa sobre sua marca e afetar a reputação do seu negócio.
Os consumidores, no geral, tendem a comprar de pessoas e marcas com as quais eles se identificam e essa identificação é gerada com as técnicas do storytelling.
#3 – Faça o cliente sentir que o produto é feito para ele – Todo mundo ama coisas personalizadas, certo? Quando sua empresa monta a comunicação das promoções baseando-se em uma linguagem mais pessoal, ela tem mais chances de ganhar o cliente. Ainda mais se o teor do conteúdo for personalizado com seus gostos, com base no comportamento de visitas e compra.
Por exemplo, em vez de: “semana de descontos no setor de eletrônicos – Até 15% de desconto.” Que tal: “Venha aproveitar a semana de descontos no setor de eletrônicos – Tudo que você precisa com até 15% de desconto.”
A comunicação parece que foi feita especificamente para a pessoa que está lendo e isso gera uma noção de intimidade e demonstra que a empresa entende seu potencial cliente, que é muito importante para os negócios. São pequenos detalhes que ajudam a alavancar suas vendas.
Isso é o neuromarketing agindo por meio de um comportamento pré-estabelecido do consumidor.
Como mostramos no post, a sua marca tem diversas possibilidades de gerar esse tipo de influência. Você pode combinar um ou mais aspectos para fazer o seu consumidor se sentir atraído pela sua solução e com muita vontade de se tornar seu cliente.
Lembre-se: é sempre importante testar o máximo de técnicas possíveis, tentando entender o que funciona melhor para o seu tipo de cliente e o que não é tão efetivo. Dessa forma, é possível garantir mais assertividade e usar os gatilhos e técnicas corretas!
Aqui na Growth Office, aplicamos técnicas de neuromarketing aliado à growth marketing! Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.