As mídias de performance podem ser o empurrão necessário para fazer sua estratégia de inbound marketing decolar! Conheça mais sobre a solução.
O Inbound Marketing já desponta como obrigatório nas empresas que buscam melhorar sua relação com os clientes. No entanto, o ritmo de construção de toda essa estratégia pode ser um pouco demorado. E aí, como potencializar isso tudo e ter melhores resultados mais rápido?
A resposta está nas mídias de performance.
O Inbound Marketing nasceu e já se estabeleceu como uma alternativa econômica para as empresas fortalecerem sua marca: criando e compartilhando conteúdo de qualidade, sobre temas relevantes para sua persona e que as ajudem a resolver suas dores.
Porém, basta estudar um pouco sobre o assunto para notar um ponto: o Inbound Marketing possui um ritmo um pouco mais lento do que o normal.
Por “normal”, lê-se “o dia a dia comum do setor de Marketing”.
Nesta área é comum que os processos caminhem a passos rápidos e a exigência por resoluções e resultados seja constante.
Por isso, muitas vezes, implementar o Inbound Marketing na empresa é um grande desafio. No entanto, a pressão por melhores resultados continua ali, com ou sem o Inbound.
É aí que as mídias de performance aparecem. Apesar de exigirem um pouco mais de investimento, são extremamente eficientes.
No artigo de hoje, vamos explorar um pouco mais sobre o assunto e apresentar algumas plataformas que você pode aproveitar para potencializar os resultados do seu inbound marketing.
São canais de mídia pagos que as empresas podem utilizar para alcançar resultados específicos, como:
O uso varia de plataforma para plataforma, mas em essência esses canais permitem que você, sua equipe ou agência especializada criem e rodem anúncios super segmentados.
Tudo isso porque esses sites e redes sociais concentram uma quantidade gigante de dados de seus usuários.
E é aí que entra a mágica: nos seus canais de anúncios, as empresas conseguem investir na criação de campanhas específicas, se aproveitando das possibilidades de segmentação, para atingir pessoas que se encaixam no perfil (interesses, dados geográficos e mesmo sensíveis) da sua persona.
Assim, é possível atingir em cheio um público qualificado e, rapidamente, potencializar seus números de vendas, leads, conversões ou propagação de marca.
Além disso, as mídias de performance oferecem estatísticas completas relacionadas aos seus anúncios.
Dessa forma, você pode comparar a eficiência de peças entre testes A/B, rastrear o tempo do usuário em seu site ou landing page, quais páginas acessou ou links clicou, CTR, entre muitos outros.
Tudo isso lhe dá munição para realizar análises constantes em cima da sua estratégia, identificando pontos de melhoria que se traduzem em ações assertivas que vão melhorar seus resultados.
Um dos principais objetivos do Inbound Marketing é criar conteúdo que torne suas plataformas (site, blog, redes sociais) relevantes o suficiente para figurarem no topo das pesquisas orgânicas.
Tudo isso se dá com uma base de conteúdo qualificada e otimizada, que explore bem as boas práticas de SEO.
Necessariamente, não vende-se nada.
É esperado que o conteúdo conduza o lead pela jornada de compra. Ou seja, atraindo-o para sua base de leads, para que você faça sua nutrição e construa uma relação de confiança com ele.
A aplicação das mídias de performance na estratégia de Inbound Marketing ajuda justamente em alguns pontos desse processo que descrevemos acima, que seriam por exemplo:
Esses são apenas alguns dos exemplos. Com criatividade e uma boa análise de dados, é possível criar anúncios que ajudem seu Inbound Marketing de ponta a ponta.
Agora, é preciso entender a parte prática. Você quer fazer um investimento… Mas por onde começar?
Antes de introduzir as mídias de performance é preciso ressaltar algo: você precisa conhecer sua persona.
É essencial que este perfil seja muito bem traçado, de forma detalhada e assertiva, para que você e sua equipe entendam sua dor e em quais ambientes digitais ela costuma estar.
Só assim você vai saber quais canais pagos escolher — que são muitos.
Desde a complexa e profunda arquitetura de anúncios do Google, passando pela ótima segmentação dos anúncios do Facebook, até alta qualificação que o LinkedIn oferece, todas as redes sociais e mecanismos de pesquisa oferecem boas soluções.
Aqui, vamos apresentar os principais e quais as possibilidades que sua equipe de mídia de performance pode explorar. Confira!
O Google oferece várias alternativas e formatos de anúncios para explorar. Para o Inbound Marketing, normalmente são utilizados:
O Google Ads é uma das mídias de performance praticamente padrão no planejamento de quem pretende investir em canais pagos.
O site é um dos mais populares e utilizado de forma geral, além de contar com dados de pesquisa e navegação das pessoas, o que o torna eficiente ao aproximar seus anúncios de pessoas que pesquisaram algo igual (ou semelhante) à palavra-chave definida.
A dupla de canais pagos é gerenciado dentro da mesma plataforma, o Facebook Ads. Se a sua persona costuma utilizar alguma das redes, então você deve considerar investir aqui.
No Facebook Ads você consegue explorar diversos formatos, como:
Já no Instagram Ads, os formatos possíveis são:
Graças às ferramentas de ambas as redes sociais, o Facebook possui um registro completo de interesses dos usuários.
Assim, torna a criação de segmentações mais ágil e efetiva, além de promover anúncios bem visuais, que chamam a atenção de quem está scrollando pela timeline.
Perfeita para empresas B2B, o LinkedIn oferece um canal de mídia de performance que permite anunciar para um público especial.
A rede social possui negócios em seu DNA, logo, os perfis de empresas são extremamente qualificados. Somando isso às redes de conexões, é possível explorar opções muito vantajosas para seu Inbound Marketing.
Os formatos que o LinkedIn oferece são:
Conseguiu entender os caminhos para potencializar seu Inbound Marketing com as mídias de performance? O investimento pode ser o empurrão necessário para impulsionar seus resultados!
E se você sente que esse é o caminho para potencializar seu inbound, mas não possui equipe certificada para fazê-lo, que tal conversar conosco? Nossa equipe de especialistas está à sua disposição!
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