O diferencial competitivo é o que torna sua empresa única para os clientes e diante do mercado. Aprenda como identificar àquilo que distingue seu negócio!
Com a corrida competitiva cada vez mais intensa, as empresas se apressaram para adequar seus modelos a uma realidade digital e integrada. Assim, se viram diante de um enorme potencial: atingir muito mais pessoas, estimulando o crescimento do negócio. Porém, com tanta concorrência, como ser bem-sucedido e melhorar os resultados da empresa? A resposta está no diferencial competitivo.
Anos atrás, o que ditava o sucesso de um negócio era basicamente o preço praticado. Detalhes como design, matérias-primas, processos de fabricação e experiência eram colocados em segundo ou terceiro lugar.
No entanto, a maré mudou.
Segundo dados da Accenture, pelo menos 33% dos consumidores que desistiram de uma marca o fizeram por não receber uma experiência personalizada o bastante.
Ou seja, o baque é forte.
Não à toa, 34% das empresas abraçarão completamente a transformação digital até 2020.
Esse movimento reforça a importância das empresas olharem para além dos antigos indicadores. Preço faz a diferença, mas é preciso muito mais. O marketing digital, por exemplo, é uma ferramenta que permite conhecer e melhorar em outros indicadores.
Com ele, mais empresas conseguiram se consolidar em seus nichos, ocupando lugares de destaque no ambiente digital e potencializando suas chances de negócio.
O Inbound Marketing fez muitas delas crescer de uma forma inimaginável!
Ainda assim, converter um cliente não depende apenas disso. Não basta preço e presença digital. Para convencê-lo a comprar seu produto ou serviço, é preciso apresentar o seu diferencial competitivo.
Entenda mais sobre esse fator tão importante para o seu negócio e como identificar o seu!
Um atributo, uma vantagem, um diferencial que torna a sua marca, seu serviço ou produto únicos. É assim que você pode conceituar o diferencial competitivo de um negócio.
É aquela característica que coloca sua empresa na frente da concorrência.
Um exemplo prático bem popular: o principal diferencial competitivo da Apple durante bons anos, especialmente no boom dos smartphones, foi o design. Mais precisamente, sua capacidade de agregar o design a cada etapa do processo de fabricação, seja na engenharia do software ou do hardware (do iPod ou do iPhone) em si.
Ao ser lançado, o primeiro iPhone (de 2007) causou um rebuliço no mercado. A tela grande (para a época), totalmente touchscreen, foi uma inovação e tanto. Além disso, a marca sempre apostou na experiência do cliente, colocando-a em primeiro lugar.
Para muitos, desembalar um produto da marca é um momento único.
Já em um cenário mais próximo, a marca de sucos naturais Do Bem pode ser outro exemplo. Ao analisar friamente a marca, é possível observar que seu principal diferencial competitivo é a comunicação.
Embalagem, tom de voz, identidade visual, tudo conversa com um público-alvo mais jovem e conscientizado.
Portanto, não se encontra o diferencial competitivo de um negócio apenas na sua capacidade inovativa ou no uso da tecnologia. Vários fatores podem ser as forças-motrizes de sua marca, como:
Hoje em dia, encontrar o diferencial competitivo é uma das missões mais importantes dentro de um negócio. Afinal, assim você entenderá o que verdadeiramente impacta nos seus resultados, retirando insights valiosos para sua estratégia.
A boa notícia é que encontrar o diferencial competitivo da sua empresa não é um processo dos mais complicados. Como qualquer ação estratégica, é preciso sentar e entender profundamente alguns pontos do negócio.
Assim, você conseguirá apontar qual o principal fator que o destaca dentre os cliente e dos seus concorrentes.
O perfil dos seus consumidores não deve ser mistério para sua empresa. Entendê-los, detalhando e definindo seu ICP e/ou Buyer Persona é um passo essencial para encontrar o seu diferencial competitivo.
Assim, você entenderá de forma mais ampla porque as pessoas escolhem a sua marca; quais suas características principais (idade, gênero, condição financeira, etc) e suas principais dores.
Outra alternativa bem bacana é realizar uma pesquisa entre seus clientes, perguntando por qual motivo escolheram sua marca e o que os mantém (ou manteria) fidelizados.
Além de ser uma ótima interação e um reforço no seu relacionamento, serve para angariar respostas super qualificadas de quem, na teoria, confia na sua empresa!
Para identificar seu diferencial competitivo, o uso de metodologias e canvas também é muito bem-vindo!
A análise SWOT é uma das melhores.
Afinal, ela é específica para identificar suas forças (Strenghts), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).
Dessa forma, você identifica as principais vantagens do seu produto ou serviço. A análise também serve para encontrar oportunidades que sua empresa deve rastrear.
Você com certeza possui dados sobre seus clientes. Interações em posts de redes sociais, nas campanhas de e-mail, navegando pelo seu site ou blog, histórico de compras… Tudo vale.
O importante é saber analisá-los e, dali, tirar insights valiosos sobre o seu negócio. Através de uma leitura periódica, é possível entender a fundo o comportamento dos seus clientes e o que os leva a fechar uma compra.
O Growth Marketing serve como ferramenta de meio e de fim na sua empresa.
Isso porque suas características data-driven, baseadas na experimentação, podem ajudar você a encontrar mais rápida e assertivamente seu diferencial competitivo.
Além disso, o Growth Marketing auxilia sua empresa a escalar seus processos de comunicação. Dessa forma, com o diferencial competitivo identificado, você consegue agir em cima disso com ações inovadoras que potencializem seus resultados e aumentem seu alcance.
O uso das principais ferramentas analíticas do mercado faz parte da rotina de um setor de comunicação focado em Growth Marketing. Com isso, você aproveita dos dados para guiar suas campanhas e até mesmo retirar insights valiosos sobre seus produtos ou processos de fabricação. Assim, sua empresa otimiza todas as execuções.
Marketing, Vendas e Sucesso do Cliente trabalham juntos, focados em entregar a melhor experiência para o comprador, explorando ao máximo seu diferencial competitivo.
Entender como identificar o diferencial competitivo do seu negócio é um passo importante no seu planejamento estratégico? Aliar o Growth Marketing ao processo é ainda melhor!
Sua empresa ciente das suas forças e do que a faz única perante aos olhos dos clientes, utilizando isso da melhor forma para expandir seu alcance e melhorar os resultados!
Que tal entender mais sobre a metodologia do Growth Marketing com uma empresa especializada? Converse conosco!