A automação de marketing é um canal incrível para que você melhore os resultados de sua empresa. Entenda como potencializá-lo!
Se a sua empresa está presente no mundo do Marketing Digital, você sabe a importância que o relacionamento com seus clientes têm no sucesso da sua estratégia.
Falamos de engajamento que gera awareness e impacta seus resultados, aumentando sua receita. Para a maioria, isso não é nenhum segredo, porém, não é algo fácil de ser alcançado.
No entanto, a automação de marketing está mudando esse cenário. Além de potencializar as taxas de conversão, ela pode conciliar a manutenção de um relacionamento com o consumidor e instigá-los a comprar ainda mais.
A dúvida que fica é: como?
Que a tecnologia já é essencial não há dúvidas. Segundo a Instapage, 91% dos profissionais do setor afirmaram que a automação de marketing é essencial para suas campanhas.
E essa necessidade já é bastante sentida pelas empresas.
Em uma pesquisa da Invespcro, 63% dos participantes afirmaram que vão aumentar o orçamento para automação de marketing neste ano.
Ok, o movimento do mercado é real… Mas ainda assim: os resultados são reais?
De acordo com os dados, a experiência pode ser bem positiva. No entanto, quais os efeitos práticos de se utilizar a automação de marketing na empresa?
O que a tecnologia tem tanto a agregar para possibilitar resultados como os descritos acima?
É isso que vamos explorar neste artigo. Continue a leitura para aprender ainda mais!
De cara, o primeiro benefício da automação de marketing é a sua possibilidade de acelerar os processos.
Afinal, basicamente, se trata da inclusão de tecnologia que otimiza a jornada do seu time no que diz respeito ao funil de marketing e vendas.
Etapas como captação, nutrição, identificação de levantadas de mão, tentativas de conversão (entre outras) ficam à cargo da plataforma.
Para empresas que buscam testar o modelo, há a possibilidade de terceirizar o serviço como um Marketing Process Outsourcing. Assim, você e o corpo de gestores podem avaliar a validade do investimento de acordo com os resultados obtidos.
Além disso, a questão de acelerar os processos é bacana de ser considerada pois, ao tirar o peso de tarefas corriqueiras do seu time, você ganha em disponibilidade.
Dessa forma, abre-se um gap perfeito para implementar, por exemplo, estratégias de Agile Marketing para tornar seu time ainda mais eficiente e rápido, otimizando não apenas 1 aspecto do setor — mas ele por inteiro!
No entanto, um aspecto que muita gente esquece de avaliar é que a automação de marketing também torna os processos bem mais assertivos.
Estamos dizendo que erros não acontecem? De forma nenhuma.
No entanto, as possibilidades que uma plataforma apresenta são infinitamente superiores — e extremamente complementares — ao trabalho do profissional de Marketing.
Plataformas como Hubspot, Pipz Automation, Active Campaing ou RD Station (próprias para automação de marketing , com ferramentas incríveis para criação de fluxos de e-mails) possui um potencial analítico gigante.
Dessa forma, cada campanha de e-mails ou Landing Page criada se torna um teste para a próxima. A automação de marketing te dá a chance de lapidar suas ações a todo instante.
Essa profundidade de personalização aliada às ferramentas de automação permite que seu Marketing atua de forma ampla, aproveitando cada gatilho existente no seu ecossistema online.
Dessa forma, nenhuma captação de lead é desperdiçada. Quem demonstra potencial de compra, se torna protagonista no fluxo de conteúdos.
A cada escolha ou clique, uma nova possibilidade de nutrição ou conversão se abre — e caberá ao seu time aproveitar essas deixas da melhor forma.
Além disso, mesmo quem, em um primeiro momento, não for identificado como oportunidade, pode ser trabalhado com ações pontuais.
Assim, você cria e abastece uma base ativa de leads, aumentando sua taxa de conversão e gerando mais receitas para o seu negócio!
Até agora, tudo isso acima parece ótimo, certo?
E se falarmos que há uma forma de escalar esse esforço, potencializando ainda mais os resultados obtidos?
É o que faz o Growth Marketing, uma abordagem que casa super bem com as ferramentas de automação de marketing. Aliás, se antes falávamos de complemento, esse é a estratégia perfeita para se aplicar ao desenvolver as campanhas automatizadas.
O motivo é simples: O Growth Marketing busca olhar para sua comunicação de forma analítica, escavando por entre os dados para encontrar as melhores oportunidades de capitalizar.
Suas principais características (data-driven e baseado em experimentação) se encaixam nas possibilidades de ferramentas de automação de marketing.
A abordagem de crescimento também propõe um mergulho no perfil de sua persona, destrinchando seus comportamentos e vontades — além de dores.
Assim, fica bem mais fácil criar campanhas, fluxos e gatilhos assertivos — e que se renovam, devido à constante análise de dados.
Dessa forma, você tem a certeza que a comunicação caminha em direção aos objetivos da empresa em alta velocidade!
E então, que tal começar a automatizar seu marketing agora mesmo?
A Growth Office é especialista em estratégias que ajudam a alavancar crescimento o crescimento sustentável do seu negocio.
Com nossa expertise, seu setor de Marketing terá mais estruturação e presença no cenário digital, potencializando sua receita e aumentando sua relevância!