O profissional da área de vendas, em qualquer segmento empresarial, deve perseguir metas. Por causa disso, é normal que a maioria dos vendedores busque formas de melhorar a sua performance e hacks de vendas para bater as metas.
Além da rotina de vendas e do contato com o cliente, um vendedor qualificado usa técnicas de vendas e marketing que agregam valor ao seu approach e garantem mais fechamentos.
Nesse post, vamos compartilhar alguns hacks de vendas que podem trazer ótimos resultados. Além disso, mostraremos como eles funcionam para ajudá-lo no desafio das vendas, com seu site, blog, e-commerce e outras plataformas online. Siga a leitura!
Empresas de qualquer segmento e porte buscam uma coisa: resultados. A forma como o setor de marketing (através de leads, branding, etc) e o setor de vendas (através de conversões, faturamento, etc) entregam resultados determina como ela está operando e tudo isso é muito importante para o negócio.
Quando pensamos em formas de acelerar os resultados, ou seja, crescer de uma forma robusta e mais rápida, estamos pensando indiretamente em growth marketing.
O potencial que esse tipo de estratégia oferece é bem interessante, uma vez que a maioria dos setores de marketing quer otimizar o seu crescimento e acelerá-lo.
Hoje em dia, muitas técnicas nascem, são testadas e logo aprovadas. A utilização do neuromarketing para aumentar o crescimento de uma empresa, por exemplo, demonstra que é possível agregar psicologia e vendas.
Mesmo considerando a efervescência de novas áreas e metodologias, não confunda growth marketing e growth hacking.
O primeiro se baseia em uma estratégia de marketing digital que conduz esforços em direção a um crescimento constante. O outro se baseia em hacks - como os hacks de venda ou de marketing - e consiste em técnicas e ações pontuais de alto impacto para alcançar um determinado objetivo em uma campanha, por exemplo.
Não se pode negar, entretanto, que essas duas áreas podem entregar bastante para empresas de todos os portes.
Conseguir acelerar o ponteiro e crescer é uma realidade possível a qualquer empresa. Para isso, basta encontrar os profissionais de growth hacking e marketing com o potencial e as skills corretas!
A seguir, vamos conhecer alguns hacks de vendas importantes para trilhar o caminho do crescimento.
Existem muitas oportunidades na internet. O universo web deve ser visto como um terreno fértil, pois trata-se de um imenso mercado, que gera mais e mais oportunidades de vendas a cada dia.
Alcançar as oportunidades do mercado digital, entretanto, requer técnicas, como um trabalho bem executado de Inbound Marketing, para citar apenas o primeiro exemplo de hack de vendas.
Entender como se portar, se apresentar e conduzir uma conversa com um lead que veio do meio digital é essencial para extrair o máximo de oportunidades no funil de vendas.
Por isso, é muito importante saber realizar essa condução e, principalmente, saber usar as informações disponíveis para não perder oportunidades. Se o lead chega por um formulário de perguntas ou depois de fazer o download de um e-book, o vendedor deve ter acesso a informações úteis sobre ele.
Alguns questionamentos a serem levantados a respeito desses dados são:
- Quais informações e dados reais há disponível sobre o lead?
- Quais vantagens essas informações podem trazer em relação a venda?
- Como é possível relacionar as informações do lead com o produto ou serviço no seu discurso?
Tenha sempre em mente que informação sobre o lead é sempre uma vantagem na hora da venda. Saber usá-las a seu favor é um dos melhores hacks de vendas para melhorar os resultados.
Chegamos a uma era onde existem diversos tipos de influenciadores digitais.
Na verdade, o que não falta em qualquer indústria ou setor são pessoas consideradas referências e com opiniões formadas sobre as principais tendências que interessam ao seu lead.
Quem integra um time de vendas, ou desempenha sozinho a função de vendedor, deve saber que um dos melhores hacks de vendas para acelerar os resultados é aprender a trabalhar em parceria com os influenciadores nas áreas.
Sabe aquela história sobre o marketing boca a boca ainda funcionar? Pois é verdade!
As pessoas tendem a confiar muito mais na opinião de outras pessoas sobre determinadas empresas, do que quando as mesmas falam sobre si. O que é totalmente aceitável, certo?
Por isso, estude formas de posicionar a sua marca aproximando-a de influenciadores do seu público-alvo. É como amplificar um sinal de marketing boca a boca para milhares de pessoas de uma vez só.
Uma boa mensagem e uma boa estratégia podem proporcionar ao seu produto ou serviço uma divulgação robusta e levá-lo mais longe.
Um dos erros mais básicos que a maioria dos vendedores comete é focar única e exclusivamente no esforço de vender.
Claro que é necessário manter o foco e garantir a conversão, porém, clientes não compram de vendedores, mas sim de pessoas confiáveis, com as quais decidem estabelecer um relacionamento comercial estável.
Nosso terceiro hack de vendas é que um dos motes mais importantes do seu trabalho é: pare de investir 100% na venda e invista no relacionamento com seu potencial cliente. Para converter mais, é necessário ter uma postura amigável e confiável.
Não precisa tentar ser o melhor amigo do seu lead, mas, identifique pontos de interesse ou particularidades que possibilitem a criação de um elo em seu discurso de vendas (rapport).
Esse tipo de approach, além de desarmar o seu lead, gera confiança entre vocês, o que é a porta para um processo de venda bem-sucedido.
O tempo todo você precisará disputar a atenção do seu potencial cliente.
Seja com o que está acontecendo do outro lado da tela, ou até mesmo com todas as outras ofertas de concorrentes diretos e indiretos de sua atenção.
Por isso, gerar um ambiente digital que direcione a atenção do lead apenas para a sua oferta é essencial.
Podemos fazer isso através da criação de landing pages, ou seja, a criação de páginas específicas com ofertas e conteúdos direcionados para a sua abordagem com o potencial cliente.
Isso é um hack de vendas, pois garante que o seu lead chegará a um ambiente desenhado para ele com intuito de incentivar a compra e extrair o máximo de informações sobre ele para ajudar na identificação do seu perfil e, assim, facilitar a personalização da abordagem de vendas de acordo com suas necessidades.
A maioria dos vendedores tendem a percorrer dois caminhos: ou tentam vender para os seus potenciais clientes, conseguem e seguem em frente, ou tentam vender para os seus potenciais clientes, não conseguem e mesmo assim seguem em frente.
O problema com esse tipo de gerenciamento de oportunidade é que você deixa muita coisa passar simplesmente por não fazer uma coisa simples com o seu lead: follow-up.
Imagine uma situação onde você ligou duas vezes para o seu lead essa semana e ele ainda não está pronto para realizar uma compra. Você desiste e segue em frente.
Alguns meses depois, ao checar novas oportunidades no seu CRM, você nota que aquele potencial cliente se converteu em cliente há pouco tempo. Como você se sentiria?
Isso é mais comum do que se imagina. O que os vendedores pecam na hora da venda é achar que se o lead não comprou agora, ele provavelmente não comprará mais, o que não necessariamente é uma verdade.
Com um bom follow-up, você poderá converter muito mais clientes e trabalhar o relacionamento com tantos outros que já se converteram.
Por isso, busque sempre realizar follow-ups semanais e mensais, aproveitando as oportunidades de vendas que aparecem, ou crie oportunidades a partir da sua base de leads e clientes.
O importante é se manter o mais perto possível do lead e do cliente, e gerar relacionamentos de longa data com eles. Isso com certeza ajudará na sua performance de vendas.
A criação de conteúdo é uma das partes mais importantes em qualquer estratégia de marketing digital, porém, muitas vezes, o responsável por essa área não cria conteúdos relevantes e capazes de engajar leads.
Não precisamos nem dizer que isso influencia diretamente a sua venda. Afinal, se o potencial cliente não se sente engajado com o negócio por meio de um esforço de marketing com conteúdo, dificilmente ficará em uma posição confortável de compra.
Por isso, sugerimos a criação de conteúdos que tenham potenciais de viralizar, ou seja, que tenham uma grande possibilidade de se espalhar pela internet através de hashtags, chamadas, etc.
Um bom conteúdo não é aquele que apenas viraliza e aumenta o alcance da sua empresa na internet, mas sim o que gera engajamento com o seu público-alvo, fortalece a presença digital do seu negócio e prepara terreno para o seu time de vendas converter. Esse, portanto, é um hack de vendas extremamente importante para o seu trabalho.