O correto desenvolvimento do seu ICP e Personas pode significar um diferencial na hora de executar suas ações de Marketing. Descubra como um consultoria pode ajudar!
Para você que já passou pelo processo de desenvolvimento do ICP e Personas dentro da empresa, temos algumas perguntas a fazer: durante o processo, você sentiu-se seguro que os perfis construídos refletiam a realidade do seu negócio? E mais: o resultado final foi satisfatório?
Ou seja, após ter definido o ICP e Personas da sua organização, os resultados das campanhas apresentaram uma melhora? Os números de acessos do seu site aumentaram? E sua taxa de conversão, decolou como se esperava?
Sabemos que essas são respostas que não se têm de imediato.
Porém, ao definir seu ICP e Personas, é comum observar um impacto quase imediato nas métricas de marketing e mesmo vendas.
Isso porque são esses detalhes que alimentam suas campanhas e o conteúdo que sua equipe produz. Além disso, são importantíssimos para garantir a eficiência das suas ações de automação de marketing.
Quer uma prova? Cerca de 63% das empresas que já possuem estratégia de automação de marketing bem-sucedidas pretendem aumentar seu investimento nas ferramentas.
É por isso que a criação do ICP e Personas dentro da sua empresa pode se provar, no fim das contas, como um tiro pela culatra.
Por que? Explicamos:
Sem o acompanhamento e validação de uma consultoria especializada, talvez a sua equipe deixe alguns pontos passar despercebidos.
O resultado pode se materializar em uma estratégia rasa, que não ataque verdadeiramente as dores da sua persona e o faça maximizar custos e manter as taxas de conversão congeladas.
E nós apostamos que não é isso que você quer, certo?
Então, deixe-nos aprofundar no tema e explicar por que ter uma consultoria validando a criação do seu ICP e Personas é uma ação que garante os melhores resultados. Continue a leitura para aprender mais!
Antes de tudo, é importante entender como esse processo de criação funciona. Na verdade, é muito mais burocrático que parece e talvez a palavra “criação” não se encaixe bem nesse etapa.
Isso porque tanto o ICP (Ideal Customer Profile) como a Buyer Persona é o resultado de uma bela “mineração” no seu banco de dados.
De forma simples, o ICP é quem sua empresa identifica como o cliente ideal.
No caso de negócios B2B, o ICP são empresas que atendam aos melhores requisitos para se tornarem suas clientes. Para B2C, são as pessoas que se encaixem no grupo de características.
É uma definição que se assemelha ao “público-alvo”, mas um pouco mais específica, pois pretende identificar alvos que seriam, de fato, seu cliente.
A construção desse perfil é bem ampla, normalmente apoiada com base nos dados do seu banco e também entrevistas. O objetivo é traçar uma segmentação de empresas e pessoas para agir em cima, seja com cold callings como anúncios (on e offline).
Já a Buyer Persona se trata de um perfil bem mais detalhado, onde destrincha-se o perfil de quem toma a decisão de comprar seu produto, serviço ou solução. No caso de negócios B2C, se trata do cliente final. Em cenários B2B, a pessoa dentro da organização que toma a decisão (ou influencia a decisão) de compra.
Nesta construção, tanto a equipe comercial como de marketing devem estar envolvidas. É preciso compartilhar conhecimentos e cruzar dados a fim de criar sua “persona”, um personagem fictício.
Além de mergulhar nos dados e realizar entrevistas, o desenvolvimento das Buyer Personas busca destrinchar os comportamentos de cada um desses decisores.
Assim, você consegue ajustar sua estratégia de conteúdo para atingi-lo em cheio, impactando seu dia a dia e se tornando relevante para ela, ao ponto de convertê-lo em cliente.
Já ficou claro que esse não é um processo fácil. Em nosso artigo anterior, nos aprofundamos nos detalhes desse desenvolvimento de ICP e Personas. Caso você queira aprender mais, coloque na sua lista de leitura!
Opa! Agora colocamos um conceito novo no título — um que ainda não abordamos. Mas o que isso pode ter a ver com seu ICP e Personas?
Acontece que contratar uma consultoria especializada não depende apenas do quão bem ela conhece o marketing digital, mas quais diferentes estratégias ela domina.
E para quem busca acertar na criação do ICP e Personas, contar com a validação de uma consultoria especializada em Growth Marketing pode fazer toda diferença.
Isso porque o Growth Marketing tem um pouco de tudo, do Growth Hacking ao Marketing Digital.
É uma estratégia que busca encarar o setor de comunicação com uma abordagem mais científica e analítica, apoiada nos dados (tão essenciais para a construção do ICP e Personas).
Além disso, no Growth Marketing a experimentação é a base da sua execução. Ou seja, a realização de testes (sempre bem embasados e buscando a assertividade) para alcançar os melhores resultados.
A Growth Office pode oferecer tudo isso!
A empresa é especializada em técnicas de Growth e alia tudo isso aos método ágeis. Assim, consegue conduzir seu Marketing à uma operação sem falhas e eficiente, que faça sua empresa crescer.
E claro, tudo isso começa na definição do ICP e Personas.
Para isso, a Growth Office trabalha baseada nas informações que sua empresa possui dos clientes, avaliando também o comportamento online e offline de cada perfil. Assim, é possível criar ICPs e Personas sólidas, que estejam alinhadas com seus clientes ideais.
Dessa forma, é mais fácil e intuitivo para que sua equipe desenvolva ações de Marketing eficientes. Além disso, os perfis validados pela Growth Office servem como régua para que você entenda a direção com a qual levar o seu conteúdo:
São respostas que podem ser respondidas logo na origem do seu Marketing, com a criação do ICP e Personas validado por uma consultoria especializada.
E é por isso que a Growth Office está a sua disposição!
Que tal conversar conosco, contar sobre os desafios do seu Marketing e descobrir como podemos ajudar sua empresa? Com nossa expertise, conseguimos auxiliar na criação de ICP e Personas detalhadas, que guiarão suas ações pelo caminho mais assertivo e lucrativo!
Para mais conteúdos sobre Marketing Digital e estratégias de crescimento da sua empresa, continue de olho em nosso blog!