As boas práticas de SEO possuem diversas métricas que podem ser as game-changers na sua estratégia de escalada para construção de autoridade do site e ótimo posicionamento nos buscadores do Google.
Quem tem familiaridade e trabalha com SEO, provavelmente conhece algumas das métricas mais essenciais, como:
Mas, existe outra métrica que é de suma importância e não pode ser deixada de lado em qualquer estratégia SEO que se preze: a autoridade do site.
Para explicar melhor esse conceito, voltaremos um passo atrás para mostrar como o Google entende o que é a autoridade do site.
Antigamente, o próprio Google definia os sites por uma classificação de autoridade em uma espécie de ranking.
Essa métrica era conhecida como page rank (PR) e, basicamente, era a definição da autoridade que o site tinha em uma escala de 0 a 10 em relação a qualquer outro site na internet.
Sites com page rank 0 tinham autoridade baixa e, por isso, flutuavam em posições menores nas SERPs. Sites com autoridade maior e próximos do número 10, por outro lado, estavam sempre na primeira página, orbitando entre as posições mais altas.
O tempo foi passando e o Google parou de gerar a definição do page rank em suas ferramentas. Entretanto, isso não significa que essa métrica tenha perdido força ou importância na sua estratégia de ranqueamento.
Neste post, você entenderá definitivamente o que é a autoridade do site e receberá dicas para melhorá-la agora mesmo, aumentando significativamente os acessos no site, conquistando posições altas na SERP e seguindo para o primeiro lugar nos buscadores.
Vamos lá!
Como tudo no Google, a autoridade do site se baseia em uma métrica e esta, por sua vez, é influenciada por um algoritmo que escala de 0 a 10 a força do seu site.
Se você procurar agora mesmo por ferramentas que ajudam na sua page rank, encontrará algumas opções que fazem o trabalho, mas, de longe, a melhor ainda é o Mozbar.
Para quem ainda não conhece, o Mozbar é uma ferramenta - que também vem em formato de extensão para o Google Chrome - responsável por redefinir o conceito de page rank em Domain Authority (DA).
Com essa “nova” definição, o page rank passa a ser chamado de Domain Authority, sendo
calculado em cima de uma série de fatores, tais como: o tempo de existência e o número total de backlinks apontados para o seu site; o número de URLs que você exporta e o número total de links (internos e externos) do seu site.
Caso tenha se antecipado e instalado o MOZbar, não desanime se o seu DA não está muito alto. De fato, esse número não tem muito sentido fora de contexto.
O comparativo que você realmente deve fazer é com sites do seu nicho e competidores diretos e indiretos.
O DA é uma métrica comparativa, ou seja, serve para enxergar a autoridade do site de uma marca em relação aos seus concorrentes.
De forma alguma, é uma verdade absoluta ou o único fator responsável pelo ranqueamento do site nas SERPs do Google.
Gigantes como o próprio Google, o Facebook e o Youtube têm domínios muito altos, sempre acima de 70/100.
Caso o seu site tenha um DA bem abaixo desses, não se assuste. É possível aumentá-lo gradativamente com um bom trabalho de SEO e utilizando as dicas que daremos a seguir!
Agora vamos à prática!
Abaixo, você encontrará algumas dicas que podem aumentar a autoridade do site da sua marca de uma forma escalável.
Todas elas podem ser utilizadas de forma isolada ou combinadas. No segundo caso, naturalmente, elas podem ser potencializadas.
A ideia aqui não é montar uma fórmula de bolo, - até porque com o Google esse tipo de mindset não funciona - mas utilizar técnicas que melhorem de uma forma acelerada a força que o seu site tem na internet e no seu nicho. Veja!
Sempre batemos nessa tecla aqui e não é à toa.
O conteúdo é a melhor e mais importante arma que você terá na hora de gerenciar 90% dos desafios do seu site. É que ele te ajudará na hora de engajar com o seu usuário, criar um funil de inbound ou nutrir os seus leads.
Porém, no caso da autoridade do site, a utilização de um bom conteúdo vai além do engajamento com o usuário. Ele gera backlinks, que são um fator essencial para a subida no seu ranqueamento de uma forma escalável.
A lógica é bem simples: quanto melhor o seu conteúdo, mais sites direcionarão links para você, apontando para o Google sua relevância em determinados assuntos.
Quanto mais backlinks, mais autoridade o Google reconhecerá e melhor será o ranqueamento do seu site.
Por isso, na hora de gerar conteúdo, pense sempre em formatos e ideias incríveis. Trabalhe com criatividade e mirando no compartilhamento orgânico dos seus usuários.
O seu conteúdo precisa ser, no mínimo, excelente para o seu usuário, além de atraente para receber dezenas de backlinks. Sendo assim, mãos à obra e criatividade sempre!
Tão importante quanto um bom conteúdo, é um bom conteúdo de troca, os chamados guestposts. Esse formato é muito importante para estratégias de SEO, pois:
Caso não tenha ideias para realizar guestposts, aqui vai um passo a passo simples para começar hoje mesmo esse trabalho:
1 – Analise quais conteúdos são os melhores dentro do seu site, utilizando métricas como: alto CTR, tempo de visita e backlinks. Identifique um conteúdo campeão, que mereça links via guestposting.
2 – Mapeie e entre em contato com donos de sites do mesmo nicho que o seu.
O ideal é esquecer o pensamento de que todos são concorrentes e procurar empresas com serviços complementares aos seus para gerar uma ação win-win para todos.
Dessa forma, você pode propor a criação de conteúdo no site dessas empresas, gerando um link diretamente para o seu domínio e vice-versa.
3 – Crie um conteúdo extraordinário e envie um link diretamente para o seu conteúdo campeão, gerando um link orgânico de guestpost.
4 – Repita essa fórmula quantas vezes quiser, com quantos parceiros conseguir, mantendo apenas a regra de trabalhar com nichos próximos ao seu.
Pronto! Com um pouco de pesquisa e dedicação, é possível gerar links orgânicos e de alta qualidade para o seu site.
O Google entenderá esses links como um fator positivo e a autoridade do site subirá automaticamente.
Parece um trabalho demorado, mas podemos assegurar ótimos resultados em termos de SERPs, adotando a estratégia dos guestposts.
A missão do Google é conectar toda informação, sobre qualquer assunto, para todo usuário, de diferentes lugares do mundo e a qualquer momento. Ok, pode parecer extremo, porém, é exatamente isso que eles se propõem a fazer.
Por isso, a divulgação de informações (através de URLs) nas redes sociais é tão importante para a sua geração de links.
Utilizando redes sociais gigantes, como Facebook e Twitter, por exemplo, você poderá atingir diversas audiências que ainda não alcançou com o seu site e trazer uma nova leva de tráfego para suas páginas.
Esse fator é positivo, pois vai gerar novos links de uma audiência que você ainda não tinha e, ao mesmo tempo, trará novos usuários para o seu site em vez de deixá-los nas redes sociais.
Se o seu site tem um bom conteúdo, isso representa 50% do que é necessário para divulgá-lo por todas as redes sociais.
Uma boa ideia é montar um cronograma de divulgação e automatizar o processo com as ferramentas de auto postagem nas redes sociais.
Isso garantirá que os seus conteúdos estejam sempre dentro do seu site e nas redes sociais simultaneamente.
Antes de fecharmos, deixaremos uma última dica bastante importante: veja a métrica de autoridade do site como algo a ser trabalhado no médio médio e no longo prazo.
Ponha metas alcançáveis de links e, como dito anteriormente, tenha em mente que essa meta é comparativa.
Não adianta se comparar ao Facebook. Compare-se aos competidores do seu nicho e gere ações dentro de uma estratégia que, mesmo lentamente, pode aumentar a autoridade do site da sua marca diariamente.
Aos poucos, perceberá avanços no ranqueamento do site e mais visitas de usuários.
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