O Outbound tem muito espaço para ser desenvolvido dentro do seu Marketing Digital. No dia a dia dos setores de Comunicação das empresas incontáveis estratégias ocupam espaço nos documentos de planejamento estratégico.
É um fluxo normal do Marketing: constantemente se transformar, evoluir, criar e também readequar ações e recursos. Dos mais atuais, como o Marketing Digital, até mesmo aos mais tradicionais, como o Outbound Marketing.
Normalmente, o Outbound Marketing é encarado como uma página virada do setor.
Ou, pelo menos, algo sem relevância. Afinal, o público — as suas personas — vivem no mundo digital, certo?
Que bem faria investir em uma estratégia conhecida como “marketing da interrupção”? Especialmente em uma era onde o Inbound Marketing — a versão suave e que aposta na atração, nutrição e relacionamento com clientes — impera?
A verdade é que muitos dos seus processos atuais de Marketing Digital contam com iniciativas originárias do Outbound Marketing.
De certa forma, ambas estão integradas na sua raiz.
É quase isso.
Para fins de entendimento, vamos conceituar: o Outbound Marketing se vale da seguinte abordagem: uma prospecção ativa, onde você vai atrás do cliente.
Isso pode te lembrar do Inbound Marketing, só que diferente: nesse caso, o intuito é atrair clientes, gerar a necessidade e construir um relacionamento.
Quando você utiliza de ações de Outbound Marketing, está ativamente se colocando no “caminho” do seu potencial cliente. Como? Cold callings, malas diretas, outdoors, anúncios comerciais de tevê e tantas outras.
Já no cenário digital, você pode identificar iniciativas de Outbound ao topar com e-mails de prospecção, pop-ups, anúncios de vendas (Google e Facebook Ads) e propagandas em vídeos (como as que aparecem antes de um vídeo no Youtube).
A gente aposta que, em algum nível, você utiliza algumas dessas ações para potencializar seus resultados, certo?
Só que, provavelmente, você ainda não sabia disso.
O fato aqui é que o Outbound é um dos complementos ao seu Marketing Digital. Então, talvez você se pergunte, por que é importante saber como implementar o Outbound em seu Marketing Digital?
O que nós observamos, é que não são muitos aqueles que entendem o que faz parte do Inbound e do Outbound dentro de sua estratégia.
E isso é muito prejudicial.
Com maior conhecimento dos conceitos e aplicação, você tem acesso a uma mensuração correta dos resultados.
Assim, entenderá quais canais (Inbound ou Outbound) geram mais ROI e pode aprimorar suas execuções, realinhando esforços e investimentos para uma direção mais rentável e escalável.
Por isso, continue a leitura para entender mais sobre como aplicar corretamente ações de Outbound em suas estratégias de Marketing Digital.
Como adiantamos acima, pense no Outbound como um complemento.
Em muitos casos, imagina-se que, como sua atuação exige mais precisão, o ideal é que o Outbound seja utilizado em uma etapa mais madura do setor.
Isso porque, antes de qualquer decisão, é necessário entender o momento da sua empresa (principalmente financeiro). Além disso, é preciso compreender a sua persona.
Afinal de contas, com o Outbound você cria uma comunicação mais direta e pode conquistar um ROI mais alto em menos tempo.
Exemplos não faltam: compra de mídias publicitárias (outdoors ou anúncios em transporte público) e criação de comerciais ou propagandas para tevê e mídia impressa.
Porém, nesses casos, o gasto é maior. Além disso, dessa forma, você não cria um relacionamento com o consumidor, o que pode afetar na fidelização.
No entanto, muita paciência: no meio digital, é possível explorar outras formas de implementar o Outbound Marketing — que sejam mais baratas e, principalmente, bem efetivas.
Isso porque é possível criar um planejamento de ações Outbound que cubram os gargalos deixados pelo Inbound, por exemplo.
Assim, você pode gerar mais demanda em nichos específicos (conquistando clientes de maior porte que sua persona, por exemplo).
Você também pode aproveitar para agir em cima das empresas presentes no seu Funil de Vendas e Marketing — mas que estão longe de estarem no fit do seu ICP.
Com o ICP em mãos, é necessário entender quantas empresas da sua região (seja municipal, estadual ou continental) podem ser abordadas pela sua equipe.
Você pode criar esse levantamento utilizando ferramentas de Big Data ou realizando uma pesquisa manual, cruzando os dados de CNAEs do seu ICP e outros dados relevantes, como faturamento e localidade.
As listas são um dos pilares da sua estratégia de Outbound Marketing. Você pode utilizar o LinkedIn (com auxílio de seus filtros de pesquisa) para gerar listas de prospecção completas e super qualificadas.
Afinal, é uma rede social extremamente profissional, com foco em business e repleta de tomadores de decisão!
Crie um e-mail de prospecção matador, que converse com sua persona e atenda as necessidades do seu ICP. Então, automatize o seu envio para os contatos da lista!
Ferramentas como o Ramper ou QuickMail podem ajudar você nessa etapa.
É importante também planejar uma cadência de abordagem. O tipo misto é o ideal, contatando o lead por canais além do e-mail, como pelo próprio LinkedIn e telefone.
As respostas aos seus e-mails e demais tentativas de contatos serão variadas. Porém, apesar de angariar alguns desinteressados, é bem capaz de você pescar alguns bons leads.
O trabalho aqui é saber como analisar seu engajamento até esse ponto e se vale a pena que um de seus funcionários (de preferência, um SDR) faça uma call de qualificação com ele.
Dessa forma, você tem muito mais chances de aproveitar leads que em outras frentes do seu Marketing Digital sequer entrariam (ou avançariam) em seu funil!
E claro, há muitas outras formas de alinhar Outbound Marketing com outras estratégias digitais, como o Inbound. O segredo é entender como aplicar para conquistar os melhores resultados.
Afinal, a teoria é fácil, mas a aplicação… Aí sim enxergamos um belo desafio.
E é para isso que a Growth Office existe: te ajudar a resolver seus problemas, potencializar sua comunicação, aumentar seu alcance e, claro, seus resultados.
Que tal conversar com a gente agora mesmo, nos explicar brevemente o cenário atual do seu Marketing, para que juntos possamos elaborar a melhor estratégia para fazer sua comunicação decolar?